CPI DA PANDEMIA

CPI suspende acareação entre Onyx e Luís Miranda

Procedimento seria realizado na quarta-feira, como parte da apuração sobre suspeitas de irregularidades no contrato de compra da vacina indiana contra a covid-19 Covaxin

Jorge Vasconcellos
postado em 15/08/2021 23:13 / atualizado em 15/08/2021 23:22
 (crédito: Reprodução/ Edilson Rodrigues/ Agência Senado)
(crédito: Reprodução/ Edilson Rodrigues/ Agência Senado)

O grupo majoritário da CPI da Covid decidiu, durante reunião neste domingo (15/8), suspender a acareação entre o ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni (DEM), e do deputado Luís Miranda (DEM-DF), que estava marcada para quarta-feira.

A informação foi passada ao Correio por uma senadora de atuação destacada nas reuniões do colegiado e que pediu anonimato. “Sim, foi cancelada. Seria infrutífera, uma perda de tempo. Muitos depoimentos importantes para serem tomados, e o do (Francisco) Maximiniano (dono da Precisa Medicamentos) vai ser o ponto alto”, disse a parlamentar, sobre a oitiva do empresário, marcada para quinta-feira (18/8).

A CPI passou a considerar a realização da acareação depois que o ministro contestou o depoimento prestado à comissão pelo deputado e seu irmão, o servidor do Ministério da Saúde Luís Ricardo Miranda, a respeito das suspeitas de irregularidades no contrato de compra da vacina indiana contra a covid-19 Covaxin - 20 milhões de doses ao custo de R$ 1,6 bilhão.

Durante coletiva de imprensa, no Palácio do Planalto, Lorenzoni apresentou uma invoice (recibo de importação) para contestar os irmãos Miranda.

A reportagem apurou que, desde o último dia 6, a CPI vem considerando suspender a acareação, após confirmar que o documento apresentado pelo ministro era falso. Dessa forma, o grupo majoritário da comissão avalia que essa etapa já foi superada, não havendo mais necessidade de acareação.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação