STF

"Acho difícil o Senado aceitar", diz Mourão sobre impeachment de ministros do STF

General defendeu ainda não ser "questão de arrefecer ou colocar lenha na fogueira" e relatou que não considera Roberto Jefferson uma "ameaça à democracia"

Ingrid Soares
postado em 16/08/2021 15:58 / atualizado em 16/08/2021 16:41
 (crédito: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
(crédito: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) disse nesta segunda-feira (16/8) "achar difícil" que o Senado acate o pedido de impeachment que o presidente Jair Bolsonaro pretende acionar contra magistrados do Supremo Tribunal Federal (STF). O general defendeu ainda que "não é questão de arrefecer ou colocar lenha na fogueira".

"O presidente tem a visão dele, ele considera que esses ministros estão passando dos limites aí em algumas decisões que têm sido tomadas, e uma das saídas dentro da nossa Constituição, que prescreve ali no artigo 52, seria o impeachment, que compete ao Senado fazer. Então, ele vai pedir para o Senado, vamos ver o que que vai acontecer. Acho difícil o Senado aceitar", apontou a jornalistas na chegada ao Palácio do Planalto.

Mourão também voltou a criticar a decisão do ministro do STF Alexandre de Moraes de mandar prender o ex-deputado Roberto Jefferson por ataques às instituições democráticas democráticas e relatou que não o considera uma "ameaça à democracia".

"Eu acho que o ministro Alexandre de Moraes poderia ter tomado outra decisão, tão importante e tão coercitivo, sem necessitar mandar prender por algo que é uma opinião que o outro vem externando. Não considero que o Roberto Jefferson seja uma ameaça à democracia, tão latente assim", acrescentou.

Ele repetiu que a alternativa para quem se sentir ofendido seria o registro de uma queixa. "Acho que está extrapolando os limites nisso aí. Se eu sou ofendido, o que que eu faço? Eu registro um boletim de ocorrência e abre-se um processo contra a pessoa que me ofendeu. Então, eu acho que esse é o caminho".

Por fim, destacou que Roberto Jefferson tem feito críticas pesadas a alguns ministros do STF, mas que "está no direito dele de fazer a crítica". "A partir do momento em que ele, por exemplo, montar uma milícia aí com 5 mil homens e vier cercar o Congresso, aí ele vira uma ameaça. Mas enquanto ele está aí expressando as palavras, não vejo..."

Ao ser questionado sobre se a parte do "colocar homens" já não seria a prática da ameaça, ele rebateu: "Isso é que é o problema. Agora, a opinião é uma opinião!"

No último dia 13, o general também comentou a prisão do ex-deputado e disse que "mandar prender é complicado", caracterizou as críticas realizadas por ele como sendo "pesadas", mas defendeu que "quem se sentir ofendido, deveria buscar outros meios, como um processo".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação