Importunação sexual

Afastado por importunação sexual, Fernando Cury é eleito para Conselho da Criança e do Adolescente

Fernando Cury vai fazer parte do conselho que tem como responsabilidade elaborar política públicas para atender crianças e adolescentes, junto ao governo estadual

Correio Braziliense
postado em 18/08/2021 10:36
 (crédito: Carol Jacob/Alesp)
(crédito: Carol Jacob/Alesp)

O deputado estadual Fernando Cury (Cidadania), afastado da Assembleia Legislativa de São Paulo por importunação sexual contra Isa Penna (PSOL), ganhou um novo cargo. Ele foi eleito membro do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente do Estado (Condeca-SP) no último domingo. O mandato é de dois anos, entre 2021 e 2023.

O órgão é composto por 40 conselheiros, sendo 20 titulares e 20 suplentes. Os membros são eleitos pela sociedade civil e tem a responsabilidade de elaborar política públicas para atender crianças e adolescentes, junto ao governo estadual.

Fernando Cury foi flagrado apalpando Isa Penna em sessão da Alesp em dezembro de 2020. Ela registrou um boletim de ocorrência contra o deputado estadual por assédio sexual. Na época, o Conselho de Ética do Cidadania chegou a recomendar a expulsão do parlamentar. 

Momento em que o deputado estadual Fernando Cury assedia a colega de Alesp Isa Penna
Momento em que o deputado estadual Fernando Cury assedia a colega de Alesp Isa Penna (foto: Reprodução/YouTube)

Em abril, com 86 votos a favor e nenhum contra, a Alesp aprovou o afastamento por 180 dias do deputado Fernando Cury. Ele só deve voltar a assumir o cargo em outubro deste ano. Além disso, o deputado foi denunciado à Justiça pelo crime de importunação sexual, mas, até agora, a denúncia não foi aceita. Cury precisa apresentar a defesa e ainda não o fez.

 

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação