CONGRESSO

Câmara aprova texto-base da reforma do Imposto de Renda

Substitutivo do relator Celso Sabino (PSDB/PA) foi aprovado por 398 votos a 77, e destaques devem ser votados nesta quinta-feira (2/9)

Fernanda Fernandes
postado em 01/09/2021 22:29 / atualizado em 01/09/2021 22:32
 (crédito: Michel Jesus/Câmara dos Deputados)
(crédito: Michel Jesus/Câmara dos Deputados)

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (1º/9), por 398 votos a 77, o texto-base do projeto que altera o Imposto de Renda. Durante todo o dia, os parlamentares discutiram a proposta (PL nº 2.337/21), e a votação ocorreu após o relator da matéria, deputado Celso Sabino (PSDB/PA), acatar as mudanças propostas pelo governo e apresentadas pelo presidente da Câmara, Arthur Lira. O substitutivo ainda poderá ser alterado por meio de destaques, que serão votados nesta quinta-feira (2/9), às 10h.

Um desses destaques é a emenda dos partidos de base do governo que propõe a redução de 20% para 15% no imposto sobre dividendos. O substitutivo propõe a criação do imposto de 20%, que será cobrado sobre a distribuição de lucro aos acionistas das empresas. O imposto não incide sobre micro e pequenas empresas com faturamento de até R$4,8 milhões ao ano.

Além da tributação de dividendos, o texto-base aprovado reduz o Imposto de Renda para Pessoa Jurídica (IRPJ), dos atuais 25% para 18%. Inicialmente, a proposta previa redução para 12,5%. Os parlamentares também aprovaram um corte de 1,5% na Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL), cobrada sobre o lucro das empresas, que passará de 9% a 7,5%. O peso do imposto total cobrado sobre o lucro das empresas diminuiu de 34% para 25,5%.

Com a resistência dos partidos da base do governo (como PSD, PSDB, DEM e Novo) à reforma do IR, Arthur Lira investiu na articulação com o Partido dos Trabalhadores (PT). O apoio dos partidos de oposição foi decisivo para a aprovação da matéria, com as modificações pretendidas.

O deputado José Guimarães (PT-CE), defendeu a reforma, sobretudo a taxação dos dividendos das empresas que, segundo ele, é uma bandeira histórica do partido. "Essa é a questão central para nós. Queríamos uma alíquota progressiva, mas não temos maioria para isso, então vamos trabalhar para aprovar os 20%", disse o parlamentar, antes da votação. A taxa de 20% sobre lucros e dividendos aprovada era um dos pontos contestados pelos partidos de oposição, que tentaram reduzir o imposto para 15%, por meio de emenda.

De acordo com Celso Sabino, a reforma beneficiará cerca de 16 milhões de brasileiros contribuintes que ficarão isentos da tributação do Imposto de Renda para Pessoa Física (IRPF). Além disso, o deputado afirmou que outros milhões terão redução significativa no IR. "A correção na faixa de isenção da tabela do Imposto de Renda será a maior desde o Plano Real", informou Sabino. "Não haverá uma só empresa ou pessoa que não seja beneficiada por essa reforma", completou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação