Democracia

Ministro Barroso faz vídeo sobre intolerância às vésperas do 7 de Setembro

Para comemorar o Shana Tová, ano novo judaico, que se inicia nesta segunda-feira (6/9), magistrado do STF divulga mensagem sobre extremismo e superação de adversidades

Tainá Andrade
postado em 06/09/2021 16:10 / atualizado em 06/09/2021 18:51
 (crédito: Reprodução/Youtube)
(crédito: Reprodução/Youtube)

Sem citar o presidente Jair Bolsonaro, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso divulgou, em seu perfil no Twitter, um vídeo em que fala sobre intolerância e superação de adversidades. Nesta segunda-feira (6/9), quando começa o ano judaico 5782, o ministro deixou aos seus seguidores uma mensagem de feliz ano novo e um recado a todos sobre o caminho para se criar uma nação.

No vídeo, ele diz estarmos vivendo “tempos desafiadores, marcados pela intolerância, extremismos e uma pandemia”, por isso, a exemplo das dificuldades enfrentadas pelos judeus, sugeriu que o povo brasileiro se espelhe nessa história. “Outras civilizações pereceram por muito menos. Haveria muitas razões para tristeza, ressentimento e amargura, mas não caímos nessa armadilha. Em lugar disso, coragem e determinação ajudaram a criar uma nação”, continua Barroso.

Leia o discurso na íntegra:

Shana Tová! Feliz 5782!

Renovamos nossa fé, nossos afetos e esperança. A humanidade vive tempos desafiadores, marcados pela intolerância, extremismo e uma pandemia que já consumiu milhares de vidas. Nós precisamos, mais do que nunca, de solidariedade, fraternidade e também de alegrias. O povo judeu é um bom exemplo para todos de superação da adversidade. Nossa história sempre foi marcada por lutas e superação. A escravidão no Egito e na Babilônia, as destruições no templo, os horrores da Inquisição e do Holocausto. Outras civilizações pereceram por muito menos. Haveria muitas razões para tristeza, ressentimento e amargura, mas não caímos nessa armadilha. Em lugar disso, coragem e determinação ajudaram a criar uma nação. A história judaica nos mostra que a vida é feita de desafios, resistência e de recomeços.

Meu carinho a todos que sofreram perdas afetivas nesse triste período e meu desejo para que possamos sair de tudo isso como pessoas melhores, comprometidas com a causa da humanidade, que são a justiça, a paz e a fraternidade. Feliz ano novo Shana Tová, que sejamos todos inscritos no livro da vida e das boas ações.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação