Sete de Setembro

Manifestantes pressionam para que polícia abra cerco do Congresso: 'Libera'

Presentes também gritaram: 'Ibaneis ditador' e se aglomeram sem máscara de proteção facial

Luana Patriolino
postado em 06/09/2021 23:21 / atualizado em 06/09/2021 23:22
 (crédito: Reprodução/redes sociais)
(crédito: Reprodução/redes sociais)

Os manifestantes pró-governo pressionam a Policia Militar do Distrito Federal (PMDF) para abrir o cerco que protege o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Itamaraty. Os presentes planejam pular o cerco para invadir a instituição. Boa parte das pessoas aglomeradas não usava máscaras.

Aos gritos de 'libera, libera, libera', eles também chamaram o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), de ditador e pediram a saída do chefe do Executivo local.

Cerca de 2.500 pessoas lotam a Esplanada dos Ministérios. Caminhões, motos e bicicletas estão na via que tinha sido bloqueada neste domingo (5/6), mas foi aberta pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). O trânsito está praticamente parado a partir da rodoviária do Plano Piloto. O novo bloqueio da polícia foi feito em frente ao Itamaraty.

 

Aglomeração

Enquanto os manifestantes pró-governo se aglomeram próximo ao Congresso Nacional, a polícia teme que eles furem a cerca de ferro colocada para evitar invasões nos prédios da Câmara dos Deputados, do Senado Federal, do Supremo Tribunal Federal e do Itamaraty.

Os apoiadores de Jair Bolsonaro realizam buzinaço e atrapalham o trânsito na Esplanada dos Ministérios. Mais de 30 caminhões estão no local.

Além da aglomeração, muitas pessoas estão sem máscara de proteção facial. Os manifestantes estão empolgados, consomem bebida alcoólica e ouvem músicas durante o protesto. A intenção dos grupos é passar a noite na Esplanada. Para isso, eles montaram barracas no gramado do local.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação