Brasília-DF

por Denise Rothenburg
postado em 12/09/2021 00:31
 (crédito: Gomez)
(crédito: Gomez)

O quarteto do poder político

Os dias de tensão serviram para galvanizar a relação entre quatro atores fundamentais para a política do governo neste momento. O presidente da Câmara, Arthur Lira; o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira; a ministra da Secretaria de Governo, Flávia Arruda; e o presidente do PL, Valdemar da Costa Neto. Esse quarteto está afinado para o que der e vier. Jogam juntos e trocam impressões o tempo todo. Num cenário de retorno à radicalização, a tendência do grupo será se afastar do governo. Até o fim do ano, porém, ninguém fará qualquer movimento brusco e permanecerá no compasso para organizar a própria vida eleitoral para 2022.

» » »

Desses quatro personagens, Arthur Lira, Ciro Nogueira e Flávia Arruda são candidatos a mandatos eletivos no ano que vem. Em caso de despressurização da cabine reeleitoral de Bolsonaro, farão exatamente o que determina o protocolo de segurança: cuidarão do próprio oxigênio. De quebra, o grupo começará a defender a saída dos ministros em janeiro, de forma a dar ao presidente mais tempo para organizar a equipe que cuidará do governo em 2022.


Ativo mais seguro

Diante da confusão e do recuo provocado pelas recentes brigas compradas pelos bolsonaristas, a ordem agora dos aliados do presidente Jair Bolsonaro é retomar o investimento na polarização com o PT, ofuscada em meio a posições contra o STF, voto impresso e por aí vai.


Malta, o retorno

Escanteado desde que foi preterido para assumir um ministério no início do governo, o ex-senador Magno Malta acompanhou o presidente ao Rio Grande do Sul neste fim de semana. A ordem é remontar as estruturas que ajudaram Bolsonaro em 2018.


Enquanto isso, na oposição...

A decisão do PSol e do PT em não participar das manifestações de hoje é um sinal de que esses partidos só querem o papel de protagonistas. Embora tanto a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, quanto Guilherme Boulos, do PSol, se desdobrem em declarações sobre a necessidade de união e alianças, a maioria dos partidos não acredita em união.


Ou vai, ou racha

Esta semana é considerada o teste de fogo do armistício entre os Poderes. E a prioridade para o governo é a negociação dos precatórios. Até haverá alguma reclamação pela iminente devolução da medida provisória que alterou o marco legal da internet, mas nada capaz de abalar as estruturas do país.


CURTIDAS

Mandetta levanta.../ O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (foto) postou em suas redes sociais a seguinte mensagem: “Bora pra rua no dia 12? Precisamos de união para curar o Brasil”.

... e Fábio Faria corta/ “Mandetta convocando as pessoas para aglomerarem em plena pandemia?”, pergunta o ministro das Comunicações. Faria é visto no governo como o colaborador que tem sido mais rápido nas redes, em defesa do presidente. E, anotam alguns aliados, diferentemente do “vereador federal” Carlos Bolsonaro, o ministro não
perde a compostura.

Muita calma nessa hora/ Ainda não há encontro marcado entre Jair Bolsonaro e Alexandre de Moraes. A longa conversa de Moraes com o ministro da Justiça, Anderson Torres, foi de bom tamanho, contam alguns governistas.

Dificuldades em casa/ O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, terá problemas para manter seu secretariado unido em prol de sua candidatura a presidente da República. É que, a contar pela recepção a Bolsonaro na Expointer neste fim de semana, tem muita gente no governo gaúcho entusiasmada pela reeleição.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação