CPI da Covid

CPI quer saber quem é o senador que viajou com diretor da Precisa

Danilo Trento, diretor institucional da Precisa Medicamentos e que presta depoimento à comissão nesta quinta-feira (23/9), foi para Las Vegas acompanhado de um parlamentar

Jorge Vasconcellos
postado em 23/09/2021 15:28
 (crédito: Edilson Rodrigues/Agência Senado)
(crédito: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da covid-19 vai tentar descobrir quem é o senador que, no fim de 2019, viajou a Las Vegas, nos Estados Unidos, com Danilo Berndt Trento, diretor institucional da Precisa Medicamentos. Empresário presta depoimento à comissão nesta quinta-feira (23/9). A empresa intermediou o contrato de compra da vacina Covaxin entre o Ministério da Saúde e o laboratório indiano Bharat Biotech.

A decisão de investigar a viagem atendeu a um requerimento do senador Humberto Costa (PT-PE), que fez um relato sobre o caso, com base em documentos. Segundo o parlamentar, a ida Las Vegas estaria ligada a um lobby para legalizar os jogos de azar no Brasil.

Costa relatou também que o Trento e o senador em questão passaram festas de fim de ano em Miami e no Uruguai.

A senadora Simone Tebet (MDB-MS) apontou uma coincidência. Segundo ela, no fim de 2019, a Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ) derrubou uma proposta para legalizar os jogos de azar no país.

Danilo Trento confirmou ter ido pelo menos uma vez a Las Vegas, mas negou-se em revelar o nome do senador, lançando mão do habeas corpus que conseguiu no Supremo Tribunal Federal (STF) para não responder a perguntas que possam incriminá-lo.

A Precisa Medicamentos está no alvo da CPI por ter intermediado contrato de compra da vacina indiana Covaxin entre o Ministério da Saúde e o laboratório indiano Bharat Biotech. O contrato, no valor de R$ 1,6 bilhão para a aquisição de 20 milhões de doses do imunizante, foi suspenso pelo Ministério da Saúde depois de a comissão parlamentar apontar uma série de irregularidades. Entre elas, fraude de documentos e a exigência de um pagamento antecipado a uma empresa situada em um paraíso fiscal, o que não estava previsto no contrato.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação