SABATINA

Lewandowski nega pedido para obrigar Alcolumbre a marcar sabatina de Mendonça

Requerimento foi apresentado em setembro pelos senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Jorge Kajuru (Podemos-GO). Ex-AGU espera por sabatina há 3 meses

Luana Patriolino
postado em 11/10/2021 18:40
 (crédito: Nelson Jr./SCO/STF)
(crédito: Nelson Jr./SCO/STF)

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), arquivou o mandado de segurança que impõe ao presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), pautar a sabatina de André Mendonça ao cargo de ministro do STF. O requerimento tinha sido apresentado pelos senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Jorge Kajuru (Podemos-GO).

Na avaliação de Lewandowski, não existe direito líquido e certo dos senadores ao apresentarem a ação. O ministro também entendeu que o assunto é "matéria interna" do Congresso Nacional, "insuscetível de apreciação judicial".

“É certo que o Supremo Tribunal Federal (STF) admite que os parlamentares têm legitimidade para manejar mandados de segurança com a finalidade de assegurar a sua participação nas discussões e deliberações de projetos de lei ou de emendas constitucionais, quando tal direito é obstado por ações ou omissões que vulnerem preceitos da Carta Magna atinentes ao devido processo legislativo”, disse o parecer de Lewandowski.

A ação foi apresentada em 16 de setembro. Os senadores apontam "inércia" de Alcolumbre ao não pautar a apreciação na CCJ do Senado, e que a ação fere o interesse público. Mendonça foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para a vaga de Marco Aurélio Mello em 12 de julho. Desde então, aguarda para ser sabatinado e assumir uma cadeira na Corte.

“Não conheço do presente mandado de segurança, negando-lhe seguimento, com fundamento no art. 21, § 1°, do Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal, à falta de direito líquido e certo dos impetrantes e, mais, por versar sobre matéria interna corporis do Congresso Nacional, insuscetível de apreciação judicial”, concluiu.



Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação