Política

Bolsonaro sanciona lei que proíbe sacrifício de cães e gatos em órgãos públicos

O texto havia sido aprovado no final de setembro pelo Congresso Nacional e é de autoria do deputado federal Ricardo Izar (PP-SP)

Maria Eduarda Cardim
postado em 20/10/2021 22:53 / atualizado em 20/10/2021 23:48

O presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou, nesta quarta-feira (20/10) o projeto de lei nº 6.610, que proíbe o sacrifício de cães e gatos pelos órgãos de controle de zoonoses e canis públicos. A ideia do projeto é proteger os animais e incentivar a adoção.

"Os animais não portadores das doenças graves ou infectocontagiosas poderão ser colocados à disposição para resgate por entidades de proteção animal", diz a nota da Secretaria-Geral da Presidência da República.

Dessa forma, o sacrifício dos animais só será permitido em órgãos públicos quando for devidamente justificado por laudos técnicos que comprovem doenças graves ou doenças contagiosas incuráveis, que coloquem em risco a saúde humana e de outros animais.

O projeto de lei, de autoria do Deputado Ricardo Izar (PP-SP), foi aprovado pela Câmara dos Deputados em setembro. A nota da Secretaria-Geral, que informou sobre a sanção presidencial, não indicou se Bolsonaro fez vetos ao texto no Congresso.

O descumprimento da lei sujeitará o infrator às penalidades previstas na Lei de Crimes Ambientais, de 1998.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.