PODER

Supremo manda prender blogueiro a pedido da PF

Pelas investigações, Allan dos Santos integraria organização criminosa que ganhava dinheiro na internet disseminando discurso de ódio e de desestabilização das instituições

Correio Braziliense
postado em 22/10/2021 00:27
 (crédito: Roque de Sá/Agência Senado)
(crédito: Roque de Sá/Agência Senado)

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, expediu, ontem, uma ordem de prisão e extradição do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, dono do canal Terça Livre. A decisão foi tomada no dia 5, a pedido da Polícia Federal, apesar de a Procuradoria-Geral da República não concordar com a solicitação. O Ministério da Justiça e Segurança Pública foi oficiado para extraditar o militante de extrema direita, que, hoje, vive nos Estados Unidos com a família. O visto de turista dele estaria vencido.


De acordo com a decisão, o nome de Allan deve ser incluído na lista de Difusão Vermelha da Polícia Internacional (Interpol). O blogueiro bolsonarista é alvo de dois inquéritos no Supremo: o das fake news e o das milícias digitais — ambos investigam a existência de um grupo organizado com o objetivo de atacar as instituições democráticas e disseminar desinformação nas redes sociais.

Em outra decisão, dada no último dia 6, Moraes acolheu pedido da PF, encampado pelo Ministério Público Federal, e determinou a quebra de sigilo telemático e de transações financeiras de Allan. Os dados deverão compreender o período de 1º de janeiro de 2020 até a data do despacho.
Em 8 de outubro, a PF encaminhou ao Supremo a íntegra das investigações no âmbito do inquérito das milícias digitais. Constam nos documentos ações de Allan, como a tentativa de influenciar o presidente Jair Bolsonaro e os parlamentares da base aliada a darem um golpe de Estado durante as manifestações realizadas entre abril e maio de 2020.

Crimes frequentes

Na representação ao Supremo, a delegada da PF Denisse Ribeiro pede a prisão preventiva de Allan com base na prática frequente dos crimes de ameaça, ataques contra a honra, incitação à prática de crime e participação em organização criminosa. “(Allan) integra organização criminosa voltada à prática dos crimes de ameaça, incitação à prática de crimes, calúnia, difamação, injúria e outros, com o objetivo de auferir vantagem econômica oriunda da monetização e de doações e tendo como consequência a desestabilização do Estado Democrático de Direito”, destacou.

A delegada afirma que o blogueiro tem migrado a atuação criminosa nas redes sociais para ações práticas “na articulação com agentes públicos e políticos nacionais e estrangeiros, sempre utilizando a aparência de cobertura jornalística para validar seu discurso”. “Reiteradamente produz e difunde conteúdos que demonstram aderência voluntária ao mesmo modo de agir da associação especializada ora investigada, focada nos mesmos objetivos: atacar integrantes de instituições públicas,

desacreditar o processo eleitoral brasileiro, reforçar o discurso de polarização”, salientou a delegada.
Segundo Denisse, ao afirmar que houve fraudes nas eleições americanas, embora sem conseguir provar, Allan revela a interlocução direta com pessoas envolvidas na invasão ao Capitólio, em Washington, no último 6 de janeiro. A delegada afirma que o blogueiro atuou para trazer ao Brasil as alegações infundadas de manipulação no sistema eleitoral, que Bolsonaro defendeu até o recuo pós-7 de Setembro.

Ao aceitar o pedido da PF, o ministro critica a manifestação da PGR, contrária à preventiva. “O que se observa, na verdade, é o crescimento do protagonismo de Allan Lopes dos Santos dentro da organização criminosa investigada, com arrecadação de dinheiro e propagação ampla de ataques ao Estado Democrático de Direito”, registrou. (Colaboraram Luana Patriolino e Fabio Grecchi)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Carlos, agora, põe a 3ª via na mira

» Ingrid Soares
» Luana Patriolino

O vereador Carlos Bolsonaro, filho 02 de Jair Bolsonaro, tornou-se o porta-voz do governo contra a terceira via da corrida presidencial. A estratégia é não apenas mobilizar a base fiel, mas tentar trazer de volta os bolsonaristas arrependidos que pensam em depositar o voto em alguém como um perfil bem distante dos extremos políticos — representados pelo presidente da República e pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Nas redes sociais, o vereador aposta nos ataques. Em uma recente postagens, Carlos faz até cobrança ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Como estas da ‘terceira via fique em casa’ estão sendo anunciadas e até televisionadas há tempos sem a menor preocupação? É inacreditável! Como fica, TSE?”, disse, nesta semana.


O vereador também acusa os candidatos de terceira via — em tese, pois nenhum deles se lançou oficialmente, os ex-ministros Luiz Henrique Mandetta e Sergio Moro, os governadores tucanos João Doria (SP) e Eduardo Leite (RS), além do presidente do Senado Rodrigo Pacheco (DEM-MG) — de estarem agindo alinhados ao PT. “Seu dono (Lula) fez jantar para Moro, Doria e Mandetta! ‘Terceira via?’ Cai quem quer”, disse, em outra publicação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação