CPI

CPI aprova requerimentos para definir último depoimento na segunda-feira

Coordenador do Conitec, Carlos Carvalho pode ser substituído por outro membro do comitê por não ter confirmado se apresentaria relatório que condena kit covid, retirado de pauta de reunião da comissão por pressão do governo

Em reunião remota da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da covid-19 foram aprovadas as convocações de Carlos Eduardo Menezes de Rezende, representante da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS); Nelson Mussolini, representante do Conselho Nacional de Saúde (CNS); Elton da Silva Chaves, do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems); e Luiz Claudio Lemos Correa, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), autor do requerimento e vice-presidente da comissão, disse que nem todos os convocados serão ouvidos, uma vez que o presidente da CPI, Omar AZiz (PSD-AM), decidiu realizar apenas mais um depoimento, marcado para a próxima segunda-feira (18/10).

Os prováveis depoentes mencionados acima fazem parte da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias do Sistema Único de Saúde (Conitec). O comitê teria sido pressionado por aliados do governo para adiar a análise de um relatório que desconselhava o uso do chamado “kit covid” — o “tratamento precoce” — da doença.

Após ter confirmado a convocação do pneumologista Carlos Carvalho, coordenador da Conitec, nesta semana, a CPI já não garante que o médico será mesmo o depoente da última oitiva. A razão da possível troca seria uma mudança de postura do médico, que em um primeiro contato com os senadores havia sinalizado que apresentaria o relatório podado da reunião do Conitec. No entanto, posteriormente, mudou sua postura, o que pôde ser percebido com declarações à imprensa nos últimos dias. Na quarta-feira (13), Carvalho concedeu entrevista à GloboNews, na qual assegurou ter sido ele quem pediu a retirada do relatório sobre o kit covid da pauta na Conitec.

Saiba Mais