PETROBRAS

Bolsonaro: Petrobras anunciará novo reajuste nos combustíveis em 20 dias

Questionado se já há estudo para viabilizar a privatização da estatal, o presidente consentiu e completou ter conversado com Guedes para começar a tirá-la "das garras do Estado"

Ingrid Soares
postado em 01/11/2021 14:30
 (crédito: EVARISTO SA)
(crédito: EVARISTO SA)

O presidente Jair Bolsonaro afirmou, nesta segunda-feira (1º/11), que a Petrobras deverá anunciar um novo reajuste do preço dos combustíveis em 20 dias. A declaração foi feita a jornalistas em Anguillara Veneta, na Itália, após o chefe do Executivo ter sido questionado se a prioridade no retorno ao Brasil seria o Auxílio Brasil, programa que substituirá o Bolsa Família. Ele respondeu que o foco será o preço do combustível e destacou que o vilão do preço é o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

"A prioridade é o preço do combustível. Eu não quero falar agora, vi muito rapidamente, o lucro da Petrobras. A Petrobras é em parte estatal, né, e monopolista. Se bem que o vilão do preço do combustível é o ICMS que incide em cima do preço final na bomba e não na origem", apontou.

Bolsonaro voltou a culpar governadores pela alta do insumo. "Governadores estão com dinheiro sobrando. Quero mais é que tenha dinheiro sobrando, mas não às custa do povo".

O titular do Planalto voltou a defender ainda a privatização da estatal. "Esta semana vai ser um jogo pesado com a Petrobras, porque eu indico o presidente, quer dizer, tem que passar pelo conselho, não sou eu que indico, e tudo que de ruim acontece lá cai no meu colo. O que é de bom não cai nada em meu colo. O ideal, falei com o Paulo Guedes, é nós partirmos para privatizar a Petrobras. Isso é o ideal, no meu entender, que deve acontecer. Agora, isso aí não é colocar na prateleira e vender amanhã. Esse processo vai durar mais de ano", acrescentou.

Questionado se existe um estudo em curso para viabilizar a privatização da estatal ele consentiu e completou que conversou com o ministro da Economia, Paulo Guedes, para começar a tomar medidas para tirar a estatal "das garras do Estado". Ele também culpou o ex-presidente Lula pela situação da alta de preços.

"Tem algum estudo sim. Pedi para o Paulo Guedes começar a tomar as medidas, para ir por partes, né. Ir tirando das garras do Estado a Petrobras, já que foram vendidas duas refinarias em nosso governo. Agora você pode ver, nós não teríamos esse problemas se aquelas três refinarias que começaram a ser feitas lá atrás pelo Lula, uma apenas fosse concluída. Além de não concluir nenhuma, mais de R$ 100 bi foram desviados", alegou.

Greve dos caminhoneiros

Sobre a greve de caminhoneiros, Bolsonaro afirmou "saber extraoficialmente" do reajuste nos preços.

"Estou acompanhando, estamos acompanhando. Agora, uma notícia que dou para vocês, eu tenho pressa, a Petrobras já anuncia, eu sei extraoficialmente, novo reajuste daqui a uns 20 dias. Isso não pode acontecer. A gente não aguenta, porque atrela… O preço do combustível está atrelado à inflação, você falou em inflação, você perde o poder aquisitivo, e a população não está com o salário preservado ao longo dos últimos anos. Os mais pobres sofrem".

"Eu não quero que no tocante aos rendimentos que a Petrobras dá para o governo, não me interessa os recursos. Queremos que isso seja revertido diretamente em diminuição do preço do diesel na ponta da linha". 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação