COLUNA ROBERTO BRANT

Juízes na política

"Um novo problema começa a atuar para piorar a vida do país. Falo aqui da judicialização da política e da politização da Justiça"

Roberto Brant
postado em 08/11/2021 00:01

Por que um país tão rico em toda a sorte de recursos, como o Brasil, há 40 anos não consegue crescer a economia como os demais países? Quando se trata de olhar para o futuro, esta é a questão fundamental.

Há poucos dias, a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), instituição constituída pelos Estados mais ricos do mundo, divulgou um relatório em que projeta a situação de uma lista de países no período de hoje até 2060. Usando como medida a renda per capita dos países em relação à renda dos Estados Unidos, o documento é uma estimativa do potencial de crescimento durante este longo período.

Hoje a renda dos brasileiros equivale a 22,9% da dos americanos. Para efeito de comparação, a renda da China hoje corresponde a 29,1%; a da Índia, 10,8%; a da Argentina, 28%; e a da África do Sul, 18,4%. Segundo as previsões da conceituada instituição, à qual o governo brasileiro muito se empenha em se associar, com o propósito de validar as suas políticas aos olhos da comunidade internacional, em 2060, estaremos relativamente piores do que hoje.

Neste momento do futuro, a renda dos chineses vai equivaler a 51% da renda dos americanos, a dos indianos a 28,1%, a dos argentinos a 31,6% e a dos sul-africanos a 28,1%. A do Brasil vai ser igual a apenas 27,4%, abaixo de todos esses países emergentes. Temos pela frente um futuro medíocre e sombrio se não mudarmos, e mudarmos muito.

O baixo crescimento do Brasil, que começou em 1980 e, ao que parece, pode continuar ainda por muito tempo, é um enigma que, na minha opinião, só pode ser explicado pelo mal funcionamento das instituições.

Seria enfadonho enumerar as misérias do governo e do Parlamento, mas um novo problema começa a atuar para piorar a vida do país. Falo aqui da judicialização da política e da politização da Justiça. A história começou, é necessário que se registre, com o Partido dos Trabalhadores. Quando ainda oposição e minoritário no Congresso, o partido apelou sistematicamente para os tribunais, com o intuito de reverter derrotas no Legislativo ou de paralisar o governo, dando início a uma confusão institucional que se agravou com o tempo.

Atualmente, a política não está mais restrita geograficamente aos corredores da Câmara e do Senado. Ela se estende aos bastidores dos tribunais, que detêm, muitas vezes, a palavra final em processos exclusivamente políticos. Isto claramente deforma a democracia e provoca desconfiança da sociedade na motivação das decisões judiciais.

Nada contribui mais para esta desconfiança do que o comportamento dos principais atores da Operação Lava-Jato. Por mais méritos que tenha tido ao revelar os subterrâneos da corrupção sistêmica que afligia o Estado brasileiro, a operação produziu efeitos políticos de grande alcance, sendo o principal fator na eleição presidencial, nas eleições de governadores e na formação da Câmara e do Senado. Assim sendo, seus agentes deveriam manter um comportamento absolutamente irrepreensível, para resguardar a imagem social de sua imparcialidade. Não foi o que fizeram.

O juiz Sergio Moro renunciou à magistratura e se tornou ministro do governo que suas decisões ajudaram a eleger e agora se prepara para concorrer à própria Presidência da República, exibindo como capital político suas decisões como juiz. Se as sentenças dos juízes se tornarem corriqueiramente um caminho para a política, não haverá mais Justiça nem Estado de direito. Será a desordem, nada menos do que isto.

Para completar, o líder dos procuradores da operação, com longa carreira à sua frente, decidiu acompanhar o juiz, demitiu-se do cargo, vai se filiar ao mesmo partido e pretende construir na própria política o que tentou fazer impropriamente como agente da Justiça. A triste conclusão é que, se a Lava-Jato no seu início demonizou a política, no seu final demonizou a própria Justiça e vai acabar tornando inocentes os que são, na verdade, culpados.

Com as instituições funcionando deste modo, nosso futuro foge de nossas mãos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação