ASSISTÊNCIA SOCIAL

Governo sanciona lei que cria vale-gás para famílias de baixa renda

A lei ainda dá preferência às mulheres, chefes de família, em especial as que sofreram violência doméstica ou estiverem sob medida protetiva

As famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal poderão receber o auxílio-gás. O programa denominado “Gás dos Brasileiros”, foi sancionado e publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (22/11).

O programa é destinado às famílias com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo (R$ 550). Membros residentes no mesmo domicílio que receba o benefício de prestação continuada (BPC) (idosos e pessoas com deficiência de baixa renda), também possuem o direito de aderir.

A lei ainda dá preferência às mulheres chefes de família, em especial as que sofreram violência doméstica ou estiverem sob medida protetiva.

“Com o Programa, cada família elegível vai receber, a cada bimestre, um valor monetário correspondente a uma parcela de, no mínimo, 50% da média do preço nacional de referência do botijão de 13 kg de GLP, estabelecido pelo Sistema de Levantamento de Preços (SLP) da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), conforme regras a serem definidas em Decreto”, dizia o comunicado enviado à imprensa.

 

Saiba Mais