CONGRESSO

André Mendonça é sabatinado na CCJ do Senado; acompanhe ao vivo

O ex-advogado-geral da União foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro à vaga aberta no Supremo Tribunal Federal com a aposentadoria do ministro Marco Aurélio Mello, em julho

Correio Braziliense
postado em 01/12/2021 10:27 / atualizado em 01/12/2021 10:42
 (crédito:  Edilson Rodrigues/Agência Senado)
(crédito: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

Após quase cinco meses, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, enfim, realiza a sabatina, nesta quarta-feira (1º/12), do ex-advogado-geral da União André Mendonça. O pastor evangélico foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro à vaga aberta no Supremo Tribunal Federal (STF) com a aposentadoria do ministro Marco Aurélio Mello, em julho. A expectativa é de que ele seja aprovado, mas com o placar apertado.


A relatoria está a cargo da senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) — será a primeira vez que uma parlamentar relatará uma indicação para o Supremo. Em parecer protocolado ontem, ela afirmou que Mendonça cumpre os requisitos previstos na Constituição para assumir o cargo.


Para garantir a aprovação, evangélicos formaram uma força-tarefa de no Congresso. Há mais de uma semana, um grupo de 54 pastores e parlamentares liga, diariamente, para os políticos pedindo votos ao ex-AGU. Mendonça precisa da maioria simples dos votos na CCJ. Se aprovado, o nome dele será submetido ao plenário da Casa, onde necessita do apoio de 41 dos 81 senadores. Se o ex-AGU receber o aval da Casa, a cerimônia de posse no STF deve ser realizada até 17 de dezembro, último dia das atividades da Corte neste ano.

Confira ao vivo:

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação