fórum

Direitos indígenas em debate

Correio Braziliense
postado em 04/12/2021 00:01
 (crédito: Arquivo pessoal)
(crédito: Arquivo pessoal)

A causa indígena será a pauta principal do XVII Fórum Jurídico da Escola de Magistratura Federal da 1ª Região, a Esmaf. Com início às 9h da próxima segunda-feira, o evento promove o debate Direitos Fundamentais dos Povos das Florestas para o Desenvolvimento Sustentável do Planeta. O fórum, que será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da Esmaf, não requer inscrições para participar.

O coordenador pedagógico do evento e diretor da Esmaf, desembargador federal Souza Prudente, destacou a relevância da temática. "Toda a humanidade clama por uma reflexão e um posicionamento dos governantes no sentido de combater o desmatamento e a desertificação das florestas, especialmente no Brasil, onde temos a floresta amazônica", frisou.

Ele ressaltou que, para além de ser de interesse público, a pauta indígena está assegurada na Constituição. "O poder público deve se envolver nesta luta incansável de proteção e de defesa do meio ambiente de forma equilibrada para as presentes e futuras gerações", comentou.

O debate contará com a participação especial da líder das causas indígenas no Brasil, Txai Suruí. A jovem de 24 anos discursou recentemente na abertura da 26ª Cúpula do Clima em Glasgow, na Escócia. A estudante de direito falará a respeito da proteção dos povos indígenas e dos ecossistemas da Amazônia.

Palestrantes

Além de Suruí, o evento contará com palestras do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Herman Benjamin, que abordará a proteção dos direitos fundamentais dos povos das florestas, e do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Ayres Britto, cujo tema será o direito fundamental da posse imemorial dos povos indígenas.

Na sequência, a promotora de Justiça do Estado do Pará Eliane Moreira discursará sobre a proteção da Amazônia e o Poder Judiciário. Para finalizar, o procurador regional da República Felício Pontes dará palestra a respeito dos direitos das comunidades quilombolas a seu território.

O evento homenageará o falecido desembargador federal, jurista e ambientalista Eladio Luiz da Silva Lecey, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS). (TM)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags