IPHAN

Em aceno ao Nordeste, Bolsonaro anuncia forró como patrimônio cultural do Brasil

Ao lado do ministro do Turismo, Gilson Machado, chefe do Executivo gravou um vídeo para dar notícia. Presidente anunciou ainda que haverá um "grande evento de forró" na próxima segunda-feira (13/12) no Planalto

Ingrid Soares
postado em 09/12/2021 16:54
Ministro Queiroga posa de
Ministro Queiroga posa de "papagaio de pirata" em gravação de vídeo - (crédito: Reprodução / Internet)

Em aceno ao Nordeste, o presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta quinta-feira (9/12) que o forró foi reconhecido, pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como Patrimônio Cultural do Brasil. Ao lado do ministro do Turismo, Gilson Machado, o chefe do Executivo gravou um vídeo durante um almoço no Palácio do Planalto para dar a notícia. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, acabou posando de "papagaio de pirata" nas imagens.


"O forró acaba de ser decretado Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil pelo Conselho do Iphan, um pleito de mais de 30 anos desses artistas nordestinos. Parabéns a todos, e em especial ao nosso Nordeste. Valeu, Gilson!", apontou o presidente, bem-humorado. 

Bolsonaro anunciou ainda que haverá um "grande evento de forró" na próxima segunda-feira (13) no Planalto.

"Segunda-feira, às 16h, vai ter um grande evento aqui do forró. O Gilson vai tocar a sanfona de sempre dele, tá? E, no final, vai terminar como? Iiiihuuuuuul", gritou Bolsonaro.

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, também fez um registro sobre o momento por meio das redes sociais e, em tom de brincadeira, imitou os trejeitos e o sotaque de Gilson ao falar sobre a notícia.

"Parabéns ao nosso Gilson pelo reconhecimento ao nosso forró que faz parte da vida nordestina.
Aqui na versão do Gilson… @gilsonmachadont", escreveu postando um vídeo.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação