SUS

Após ataque hacker, Saúde quer recuperar sistemas do SUS até a próxima semana

Alvo de ataque de crackers, sistemas do SUS, incluindo o ConectSUS, usado para emitir passaporte vacinal estão fora do ar desde a madrugada de sexta-feira

Raphael Felice
postado em 11/12/2021 17:04 / atualizado em 11/12/2021 17:20
 (crédito:  AFP)
(crédito: AFP)

O Ministério da Saúde informou que espera restabelecer neste sábado (11/12), os danos causados pelo ataque cracker ao Sistema Único de Saúde (SUS) durante a próxima semana. A Pasta foi alvo de ataques hackers na madrugada desta sexta-feira (10/12). Com isso, o aplicativo e a página do ConectSUS - aplicativo que guarda o comprovante de vacinação - segue fora do ar.

Mais de 24 horas se passaram desde a invasão do sistema e o governo federal adiou a necessidade da apresentação de um comprovante de vacinação para viajantes que chegarem ao Brasil de avião. Além disso, o governo suspendeu também a exigência de cinco dias de quarentena para aqueles viajantes que não se vacinaram ou não portarem o documento no momento do desembarque. A medida entraria em vigor neste sábado (11/12).

No entanto, em resposta ao problema, o governo publicou uma portaria indicando que a nossa determinação passará a valer somente no dia 18 de dezembro

Segundo nota enviada pela Pasta, o Ministério da Saúde “está atuando com a máxima agilidade para restabelecer os sistemas que foram temporariamente comprometidos com o ataque causado na madrugada desta sexta-feira (10/12)”, posicionou a pasta que ainda informou que “vários sistemas” haviam sido restabelecidos.

A Saúde ainda elaborou uma página com alternativas para a emissão temporária do comprovante de vacinação Covid-19, uma vez que o comprovante de vacinação é exigido em mais de 240 municípios do País.

Sistemas atingidos

SUS Notifica: sistema usado para notificação de casos de Covid

Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI): detém dados sobre cobertura vacinal de covid e outras doenças

ConecteSUS: emite Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e da Carteira Nacional de Vacinação Digital, que estão indisponíveis no momento.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação