Entre colaboração e animosidade

Veja o histórico da relação entre Alckmin e Lula

Correio Braziliense
postado em 12/12/2021 00:01

Lula e Alckmin tinham um relacionamento pacífico até antes das eleições de 2006. No primeiro mandato do petista, houve uma colaboração entre o governo paulista, liderado pelo tucano, e o Executivo federal para reforma e implantação de pontes de embarque e desembarque no aeroporto de Congonhas.

Nas eleições de 2006, Lula e Alckmin eram rivais na disputa pela Presidência da República. Os dois chegaram ao segundo turno trocando farpas em debates televisivos.

À frente do governo paulista e com a intenção de concorrer ao Planalto em 2018, Alckmin fazia coro aos discursos contra o PT e Lula por narrativas violentas e por uma campanha que polarizava o Brasil.

Em 2018, Alckmin concorreu a presidente da República e amargou o posto de pior desempenho do PSDB em uma disputa para o cargo. Conseguiu menos de 5% dos votos. Lula estava fora da disputa — preso na Operação Lava-Jato.

No ano passado, Alckmin voltou à carga contra o PT por causa do episódio em que petistas tentaram comprar dossiê com um suposto conjunto de denúncias contra o PSDB.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags