Moro e petista trocam farpas

Correio Braziliense
postado em 16/12/2021 00:01

Pré-candidatos ao Palácio do Planalto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-juiz Sergio Moro (Podemos) travaram um bateu-levou ontem. Numa entrevista a uma rádio de Blumenau (SC), o petista atacou a Operação Lava-Jato, que tinha no então magistrado e então coordenador da força-tarefa, Deltan Dallagnol, como protagonistas. De acordo com Lula, ambos prejudicaram a Petrobras ao levar a cabo processos contra ele.

"O objetivo, além de me tirar das eleições de 2018, como aconteceu, era também desmontar toda a estrutura da Petrobras, que era a empresa que mais fazia investimentos do Brasil. Tentaram acabar com a indústria de óleo e de gás. Tentaram acabar com a regulamentação envolvendo o petróleo para o povo brasileiro e acabaram com a indústria de engenharia do país", acusou Lula. "Esse processo que me levou à prisão gerou 4,4 milhões de desempregos no Brasil, gerou um prejuízo de investimentos de R$ 272 bilhões e fez com que os estados deixassem de arrecadar R$ 58 bilhões."

Moro respondeu por meio de um vídeo postado nas redes sociais. O ex-juiz acusou Lula de mentir. "O ex-presidente deu uma entrevista na qual ele disse que eu e a Lava-Jato, que nós prejudicamos a Petrobras e o país. Isso é mentira. E vocês sabem disso, porque vocês acompanharam esses fatos. O que prejudicou a Petrobras e o país foi a roubalheira durante o governo do PT", disparou. "Diretores que foram nomeados pelo ex-presidente Lula estavam lá roubando, dia após dia, a empresa. Arrecadando dinheiro para eles e para políticos enriquecerem ilicitamente. Também para financiar partidos políticos. Como o ex-presidente não tem como explicar todos esses crimes, mensalão e petrolão, ele fica, ali, inventando histórias."

Segundo Moro, "a verdade é uma só: o governo do PT teve os maiores escândalos de corrupção da história". "A Petrobras quase quebrou, mergulhou o país em uma recessão, com desemprego e fome. Nós, até hoje, não conseguimos nos recuperar totalmente da recessão gerada pelo governo do Partido dos Trabalhadores", enfatizou. "A outra verdade: a Lava-Jato salvou a Petrobras, impediu a roubalheira e impediu que ela quebrasse. Não adianta ficar mentindo. Não é com mentiras que os crimes havidos durante o governo do PT vão ser esquecidos ou perdoados."

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags