Câmara define PEC

Israel Medeiros
postado em 16/12/2021 00:01

A Câmara dos Deputados aprovou, de forma definitiva, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Precatórios, que abre uma folga de R$ 106,1 bilhões no Orçamento da União em 2022 e servirá para pagar o Auxílio Brasil. Os parlamentares aprovaram o texto com 332 votos a favor e 141 contra. A promulgação da PEC está marcada para as 14h de hoje, em sessão solene no Senado Federal.

Os deputados mantiveram a maior parte das alterações feitas pelo relator do texto no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE). Entre as mudanças mantidas está o trecho que torna o Auxílio Brasil em programa de transferência de renda permanente. Também ficou mantida a obrigatoriedade de utilizar em programas sociais todo o espaço fiscal aberto pela PEC dos Precatórios.

Com a aprovação em segundo turno, a PEC dos Precatórios é tema superado no Congresso. A oposição se posicionou contra o texto, que chamou de 'PEC do Calote'. Antes da votação em segundo turno, o PSol chegou a apresentar um requerimento de retirada de pauta, mas o pedido foi rejeitado. "Essa PEC nasce como uma tentativa do governo e da sua Base de irrigar recursos do chamado "orçamento secreto", emendas de relator", acusou o deputado Glauber Braga (PSol-RJ).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags