Política de cultura em xeque

Luana Patriolino
postado em 18/12/2021 00:01 / atualizado em 21/12/2021 19:58

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), intimou o governo federal a prestar informações sobre a política nacional de cultura. A determinação foi dada na última quinta-feira, em uma ação movida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que acusa o Poder Executivo de "omissão" e "desmonte" do setor.

A notificação foi enviada ao presidente Jair Bolsonaro, ao ministro do Turismo, Gilson Machado, ao secretário especial da Cultura, Mário Frias, ao presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, e ao secretário nacional de Fomento e Incentivo à Cultura, André Porciúncula. Segundo Fachin, o cenário narrado pela OAB é de "extrema gravidade". O ministro também defende que eventuais "violações sistemáticas de direitos fundamentais na seara das políticas de cultura" devem ter a atenção do tribunal.

Em abril, 17 dos 21 integrantes da antiga Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) — cujo mandato havia chegado ao fim em março — enviaram uma carta a Frias pedindo que o edital para selecionar os novos membros para a composição do biênio 2021/2022 fosse "lançado o mais rápido possível". Mas, desde então, todas as decisões sobre os projetos inscritos na Lei Rouanet ficaram concentradas nas mãos de Porciuncula, que passou a analisá-los ad referendum — sem a participação do colegiado. Ele é policial militar e seguidor de Olavo de Carvalho, guru do bolsonarismo.

"As alegações aduzidas na petição inicial são de extrema gravidade. Em substância, elas combinam elementos que formam a razão de ser do próprio controle de constitucionalidade, a saber, a proteção contra perseguições políticas, contra a censura e contra o desmonte institucional dos aparatos institucionais do Estado", destacou Fachin na notificação.

Na avaliação do constitucionalista Paulo Henrique Perna Cordeiro, a situação fere os princípios constitucionais que pautam a administração pública. "A postura do governo é uma afronta à Lei Rouanet. É gritante a inconstitucionalidade, pois o que o Secretário de Fomento e Incentivo à Cultura nem é membro da CNIC, como preceitua a Lei 8.313/1991", explica.

O advogado Samuel Magalhães explica como a Lei Rouanet é prevista em lei como mecanismo de fomento à cultura. “Ela foi elaborada para fomentar a cultura em vários níveis e vem facilitando a consolidação de patrocínios. Está prevista na Lei Federal 8.813, e sua principal vantagem é que quando uma empresa patrocina por meio da Lei Rouanet, ela recebe contrapartidas ou garantias”, ressalta.

 

 

 


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags