REDES SOCIAIS

Bolsonaro perde força e protagonismo nas redes sociais, diz FGV

Estudo da Fundação Getúlio Vargas aponta que engajamento do presidente está caindo, enquanto outros pré-candidatos crescem nas redes

Luana Patriolino
postado em 24/12/2021 11:22 / atualizado em 24/12/2021 11:24
 (crédito: Evaristo Sa/AFP/Getty Images) )
(crédito: Evaristo Sa/AFP/Getty Images) )

O presidente Jair Bolsonaro (PL) vem perdendo forças nas redes sociais — território que, até então, dominava e o ajudou no último pleito. Uma pesquisa da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas (FGV) aponta para uma tendência de queda do chefe do Executivo em todas as plataformas.

Em engajamento, o presidente já aparece tecnicamente empatado com Lula (PT) no Twitter. Já no YouTube, Ciro Gomes (PDT) ficou bem próximo no número no desempenho das postagens. Segundo o estudo da FGV, o pedetista chegou a ficar à frente de Bolsonaro em três das sete semanas analisadas.

No Instagram, Lula também se aproxima de Bolsonaro. A melhora do engajamento do petista se deve, segundo a FGV, por conta de posts sobre sua viagem à Europa e a entrevista concedida ao podcast Podpah — que teve mais de 8 milhões de visualizações no YouTube.

A Fundação analisou 82,2 milhões de interações nos perfis oficiais de Bolsonaro, Lula, Ciro, Marina Silva (Rede), João Doria (PSDB) e André Janones (Avante). As postagens usadas para o estudo foram entre os dias 1 de novembro e 19 de dezembro.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação