Lava-Jato

Moro entra na mira do TCU

Tribunal de Contas cobra esclarecimentos de empresa que contratou ex-juiz e atuou na recuperação judicial da Odebrecht

Luana Patriolino
postado em 29/12/2021 00:01
 (crédito: Reprodução/Vídeo )
(crédito: Reprodução/Vídeo )

O ministro Bruno Dantas, do Tribunal de Contas da União (TCU), determinou que o escritório Alvarez & Marsal revele quanto pagou ao ex-juiz Sergio Moro depois que ele deixou a empresa, em outubro deste ano, para se lançar na política. A decisão ocorreu após pedidos do Ministério Público, apresentados pelo subprocurador Lucas Furtado.

O MP argumentou que a Corte deve obter as informações para avaliar se houve suposto conflito de interesses ou ainda "favorecimentos, manipulação e troca de favores entre agentes públicos e organizações privadas ".

Para o órgão, a investigação é necessária, porque Moro proferiu decisões judiciais e orientou as condições para celebração de acordos de leniência da Odebrecht, empresa alvo da Lava-Jato. Em seguida, foi trabalhar para a consultoria que faz a administração da recuperação judicial da mesma empresa.

No despacho, Bruno Dantas determinou que seja feito o levantamento de todos os processos de recuperação judicial em que a empresa atuou no período da operação, em ordem cronológica, para acompanhar a evolução dos negócios da companhia.

"Com vistas a obter toda documentação relativa ao rompimento do vínculo de prestação de serviços com o ex-juiz Sergio Moro, incluindo datas das transações e valores envolvidos", escreveu o ministro nos autos.

Em manifestação anterior, Dantas afirmou que os atos de Moro "naturalmente" contribuíram para a quebra da Odebrecht — e quer saber se a Alvarez & Marsal foi beneficiada por eles.

Moro encerrou seu contrato com a empresa em 31 de outubro. Filiou-se ao Podemos para concorrer à Presidência da República em 2022.

O escritório Alvarez & Marsal é uma consultoria especializada em reestruturação de empresas em dificuldades financeiras, gestão de crises na administração judicial de companhias em recuperação judicial ou que já decretaram falência. Tem entre seus clientes a Odebrecht, além de outras companhias investigadas na Lava-Jato, como a OAS.

Moro negou qualquer irregularidade. "Não enriqueci no setor público e nem no privado. Não atuei em casos de conflito de interesses. Repudio as insinuações levianas do Procurador do TCU a meu respeito e lamento que o órgão seja utilizado dessa forma", declarou via Twitter.

"Trabalhei 23 anos na carreira pública. Lutei contra a corrupção neste país como ninguém jamais havia feito. Deixei o serviço público e trabalhei honestamente no setor privado para sustentar minha família. Nunca paguei ou recebi propina, fiz rachadinha ou comprei mansões", concluiu Moro.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags