Serviço Público

Categoria que representa 80% do funcionalismo pode entrar em greve no começo de 2022

Servidores do chamado carreirão estão sem reajuste desde 2017. Categoria deve se unir a grupos da Receita Federal, Fazenda e da elite do funcionalismo para um grande movimento

Raphael Felice
postado em 30/12/2021 16:03 / atualizado em 30/12/2021 16:06
 (crédito: PF/Divulgação)
(crédito: PF/Divulgação)

Lideranças do chamado ‘’carreirão’’ do funcionalismo público articulam com a base para se unir a servidores como da Receita Federal e integrantes da elite das carreiras públicas para uma grande paralisação ainda no começo de 2022. Uma reunião emergencial foi realizada nesta quarta-feira (29) para debater direcionamentos sobre o que pode ser feito no começo de 2022 para tentar reverter a situação.

O objetivo é negociar com integrantes da categoria que formam a base do funcionalismo público, cerca de 80%, e que recebem os menores salários dentro do serviço público federal. Sem reajuste desde 2017 e com inflação acumulada de 27,2% de lá para cá. Segundo informações apurados pelo Correio, o sentimento geral entre os funcionários do do carreirão é de indignação

De acordo com Sérgio Ronaldo da Silva, secretário-geral da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), a partir de hoje o grupo vai iniciar uma intensa negociação com o grupo de servidores. Na primeira semana de janeiro haverá uma assembleia e o intuito é que no próximo dia 14 de janeiro já se organize uma mobilização da categoria.

‘’A ação que estamos tentando desenvolver é transformar isso e uma mobilização geral, como fizemos com a PEC 32. Com relação à LOA (Lei de Diretrizes Orçamentárias) nós vamos tentar fazer um movimento no mês de janeiro. Nós vamos tentar envolver todo o conjunto de funcionalismo. Não é possível que 97 por cento do funcionalismo seja jogado ao relento e que acharem isso normal. a possibilidade da gente extrair alguma coisa para 2022 é um processo de mobilização.

Ronaldo ainda criticou declarações do ministro Paulo Guedes a respeito dos funcionários públicos. Segundo o líder do Condsef, o chefe da economia culpa a categoria por fracassos em sua gestão econômica.

‘’Desde janeiro de 2019 a gente tenta negociar com o governo, mas só recebemos silêncio e hostilização. O Paulo Guedes usa adjetivos pejorativos contra nós, diz que o servidor pode quebrar o estado e até comparou com as vítimas de Brumadinho, nem respeito às vítimas se tem. Ele ainda chama o servidor de parasita. O servidor não é inimigo do Estado ou do povo, mas sim a solução para o país’’, defendeu.

Em mensagens com colegas da sua equipe econômica, o ministro comparou o reajuste aos servidores à tragédia de Brumadinho. “Temos que ficar firmes. Sem isso, é Brumadinho: vazamentos pequenos e sucessivos até explodir a barragem e morrerem todos na lama”.

Apenas os 3% que compõem categorias ligadas a policiais federais, categoria esta que o presidente Jair Bolsonaro (PL) goza de prestígio, tais como outros grupos de servidores ligados à área de segurança pública.

A decisão do governo federal não desagradou apenas a base, mas também a membros da elite dos funcionários públicos. O Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) publicou também nesta quarta-feira (29) um calendário com previsões de paralisações e decisão sobre eventual greve. Segundo o presidente da Fonacate, Rudinei Marques, caso nada seja feito pelo governo, a tendência é que uma greve seja iniciada já em fevereiro.

‘’Se o governo não oferecer resposta até dia 14 de janeiro, nós teremos na semana subsequente nós teremos dois dias de paralisação. Isso pode caminhar para uma greve que será discutida a partir da primeira semana de fevereiro. O calendário está todo definido’’, disse.

Ele explica ainda que há uma diálogo com outras categorias, e que possivelmente, haverá convergência de diversas categorias do funcionalismo ao calendário de mobilização. ‘’Cinco das entidades que compõem o fórum também integram o fonasef e é permanente o diálogo. É possível que haja convergência de força nesse calendário de mobilização, mas a princípio cada categoria está fazendo sua parte separada para depois tentarmos unir em um grande movimento’’, concluiu.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação