POSSE ANDRÉ MENDONÇA

Nomeação de André Mendonça no STF é publicada no Diário Oficial da União

Senado aprovou na quarta-feira (1º/12) o nome do ex-advogado-geral da União. Posse na Corte está marcada para o próximo dia 16

A nomeação do novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça foi publicada em uma edição extra do Diário Oficial da União (DOU) na noite desta quinta-feira (2/12). O ex-advogado-geral da União esteve no gabinete presidente da Corte, Luiz Fux, para uma reunião de portas fechadas. O encontro começou por volta de 13h e durou cerca de uma hora. Na saída, ambos não falaram com a imprensa, mas foi anunciado que Mendonça tomará posse no tribunal no próximo dia 16.

André Mendonça foi aprovado pelo Senado para assumir o cargo de ministro do STF após mais de oito horas de sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e a apreciação do plenário da Casa. Ele será, na Corte, o ministro "terrivelmente evangélico" prometido pelo presidente Jair Bolsonaro. O pastor presbiteriano ocupará a vaga aberta com a aposentadoria de Marco Aurélio Mello.

Nesta quinta-feira, Jair Bolsonaro voltou a comentar a aprovação do ex-ministro da Justiça. O chefe do Executivo disse que conseguiu enviar ao Supremo “uma pessoa que tem Deus no coração”. A declaração ocorreu durante solenidade de formatura do Curso de Formação e de Graduação de Sargentos da Escola de Sargentos de Logística no Rio de Janeiro, onde Bolsonaro também falou em "gratidão".

Em nota, a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) parabenizou André Mendonça pela aprovação no Senado e nomeação. Veja abaixo: 

"A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) parabeniza André Mendonça pela aprovação de seu nome pelo plenário do Senado Federal para integrar o Supremo Tribunal Federal (STF). O ex-Advogado-Geral da União demonstrou, durante a sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, que preenche os requisitos constitucionais para atuar como ministro da mais alta Corte do país.

A Ajufe espera e confia que a atuação de André Mendonça como ministro será desempenhada com equilíbrio, competência e rigor técnico que sempre marcou sua carreira. Por fim, deseja sucesso ao novo ministro e que ele possa contribuir nas importantes decisões do colegiado do Supremo Tribunal Federal.

Brasília, 1º de dezembro de 2021"

Saiba Mais