orçamento secreto

"Parlamento está muito bem atendido"

Bolsonaro diz que, só em emendas do relator, o Congresso tem quase o triplo de recursos do que Ministério da Infraestrutura

Ingrid Soares
postado em 12/01/2022 00:01
 (crédito:  AFP)
(crédito: AFP)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que "todos estão ganhando" em sua gestão. O chefe do Executivo reconheceu que o valor das emendas do relator, as RP9, conhecidas como orçamento secreto, corresponde ao triplo do orçamento do Ministério da Infraestrutura e destacou que os parlamentares estão "muito bem atendidos" pelo governo.

"Hoje em dia, todos estão ganhando. O parlamentar, além das emendas impositivas de R$ 15 milhões por ano, tem uma outra forma de conseguir recurso, que é a RP 9. Parlamentar está bem atendido. Só em RP 9, os parlamentares têm quase o triplo de recursos do Ministério da Infraestrutura do Tarcísio (de Freitas)", frisou. "Então, o Parlamento está muito bem atendido conosco. O Parlamento vai querer mudar isso aí?", questionou, durante entrevista à Jovem Pan. Em 2022, o Orçamento prevê R$ 16 bilhões para as emendas do relator.

Bolsonaro aproveitou para alfinetar o PT, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Olha como eram feitos os acordos entre Executivo e Legislativo. Era comum ver que 'tal partido ganhou mais um ministério, outro perdeu'. Eu era deputado e, no plenário, nas votações difíceis, chegava a lista de fidelidade. Sabe o que é isso? Durante a votação, chegava o partido e dizia: 'Nosso partido deu 90% de voto para o governo, esse outro deu 70% e tem um ministério a mais do que eu. Vão para cima do presidente'. Era assim o negócio", relatou.

Segundo o presidente, "quem tem mais de 25, 30 anos não pode se enganar com o PT". "Quem tem mais de 35 anos, viveu de 2003 para cá, viu o que aconteceu. Você vai querer voltar à cena do crime com esses caras? Vai dizer para eles: 'O que você roubou foi pouco, não valeu, pode roubar de novo'?".

Bolsonaro lembrou, ainda, declarações polêmicas de Lula, as caracterizou como "barbaridades" e, por fim, questionou 'se tem gente melhor' do que ele para ocupar a Presidência.

"Lula vem dizendo certas barbaridades, tipo desarmar população, regular a mídia. Acho que posso até falar que 'essa comida não presta, não quero, vou jogar fora', mas o que tem aí? Tem sanduíche de mortadela? Então, você pode até me criticar, mas qual opção que você tem depois de mim? Quem vem no meu lugar?"

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags