Busca de parcerias na América do Sul

Correio Braziliense
postado em 21/01/2022 00:01

Em sua primeira viagem ao exterior neste ano, o presidente Jair Bolsonaro (PL) desembarcou ontem em Paramaribo, no Suriname. Em declaração conjunta com o presidente do país, Chandrikapersad Santokhi, o chefe do Executivo brasileiro anunciou uma parceria na exploração de petróleo.

"Temos a oferecer ao país nossa expertise na prospecção de petróleo e, por isso, trouxemos o ministro das Minas e Energia (Bento Albuquerque). Eu cumprimento e agradeço o que conversamos há pouco, na possível prioridade para que o país, através da Petrobras, venha a colaborar na prospecção de petróleo e gás", apontou Bolsonaro.

O presidente Santokhi ressaltou que o Suriname e o Brasil são países não apenas vinculados geograficamente, mas que "compartilham de fortes laços históricos e culturais" e agradeceu o Brasil pelo envio de vacinas contra a covid-19.

O reforço das relações tem como objetivo, segundo o Itamaraty, "ressaltar a importância da colaboração no campo da interconexão elétrica entre Brasil, Guiana, Guiana Francesa e Suriname". Existem ainda planos para intensificar a cooperação em segurança, com foco na colaboração na área de segurança pública e no combate ao crime organizado transnacional.

Hoje, o chefe do Executivo viajará para Georgetown, na Guiana, onde se encontrará com o presidente Irfaan Ali. Na semana que vem, nos dias 26 e 27, o chefe do Executivo brasileiro terá mais um encontro na América do Sul, desta vez em Cartagena, na Colômbia, onde ocorrerá a Cúpula do Prosul e é esperado um discurso do presidente.

Bolsonaro já afirmou que não comparecerá à posse do presidente eleito do Chile, Gabriel Boric, da coalizão esquerdista Aprovo Dignidade. O governo brasileiro só parabenizou o presidente eleito quatro dias após sua vitória.

Em fevereiro, o presidente brasileiro deve ir à Rússia para um encontro com o presidente Vladimir Putin, que está sob pressão dos Estados Unidos e da União Europeia. O ditador russo está a um passo de autorizar a invasão à Ucrânia.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags