CIEPs deram ênfase à cultura e à educação

Correio Braziliense
postado em 21/01/2022 00:01

O primeiro mandato de Leonel Brizola no governo do Rio de Janeiro, de 1983 a 1987, foi marcado por uma ênfase especial à cultura e à educação. É dessa época a criação do Sambódromo da Marquês de Sapucaí, que passou a abrigar o desfile das escolas de samba — antes realizados na Avenida Presidente Vargas. O projeto de Oscar Niemeyer incorporavas os chamados Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs), idealizados por Darcy Ribeiro, então vice-governador. A parte debaixo das arquibancadas abrigaria um grupo de escolas nas quais os alunos da educação pública estudariam em horário integral. Teriam, ainda, acesso a métodos especiais de aprendizado, alimentação completa supervisionada por nutricionistas, prática de esportes e de leitura, além de tratamento odontológico. Os CIEPs tornaram-se, no primeiro governo Brizola, as escolas-padrão de todo o estado.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags