CURTIDAS

A cobrança de Sarney/ O desejo de ano novo do ex-presidente José Sarney (foto), colocado em seu primeiro artigo de 2022, é a transformação política: "Já de garganta seca insisto que é preciso corrigir alguns pontos da Constituição para fazê-la 'instrumento de um país moderno, em que o Legislativo legisle, o governo governe e o Judiciário controle', como escrevi numa virada de ano há um quarto de século".

Pregação no deserto I/ Há 25 anos, Sarney se referia às "mazelas orçamentárias, à dispersão legislativa, às agruras do Judiciário, com cada Poder a sofrer percalços e interferências dos outros".

Pregação no deserto II/ Se até agora a reforma do Estado defendida por Sarney ficou na gaveta, não será no ano eleitoral que irá caminhar. Os deputados este ano querem é liberar emendas e mostrar serviço direto ao eleitor. Mas reformas, como a que deseja Sarney, só em 2023.

Eles vão separados/ A mensagem de feliz ano-novo do diretório estadual do PT paulista no Twitter traz uma foto do ex-ministro e ex-prefeito Fernando Haddad. Justamente para deixar claro que o partido não abre mão de concorrer ao governo de São Paulo. O PSB de Márcio França já se conformou e sabe que terá Haddad como adversário.