O pré-candidato à Presidência pelo PDT, Ciro Gomes, afirmou, ontem, que, se pudesse escolher, enfrentaria o presidente Jair Bolsonaro (PL) num eventual segundo turno das eleições. "O segundo turno é um jogo de rejeição. A rejeição de Bolsonaro é, disparada, a pior. Então, se eu pudesse escolher, era melhor ir com ele", frisou, em entrevista à Rádio Capital FM.
Ciro Gomes disse que essa é a pretensão de todos os pré-candidatos, inclusive o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), líder das pesquisas de intenção de voto. "Qualquer um de nós gostaria, e isso é o que Lula está fazendo, de enfrentar Bolsonaro", acrescentou.
De acordo com o pedetista, "Lula tem 25% a 30% de fanáticos". "Bolsonaro tem 15% a 20% de fanático. E nós precisamos, com respeito a todos eles, construir um caminho para que, quem não é fanático, entre nessa eleição pensando no Brasil, nos nossos problemas e em como resolvê-los", enfatizou.
Pesquisa DataFolha, divulgada em dezembro, apontou que Bolsonaro tem 53% de rejeição, o patamar mais alto desde o início do mandato.
O cientista político Ismael Almeida discordou do pedetista. "Não acho que isso seja uma vantagem para Ciro. Em 2018, Bolsonaro já tinha a maior rejeição no segundo turno, 43%, contra cerca de 30% do (Fernando) Haddad (PT), e venceu a eleição do mesmo jeito."
Ciro Gomes aproveitou para a atacar o ex-ministro Sergio Moro, pré-candidato do Podemos. "Moro não é o do ramo. Deixa eu dizer isso com todo o respeito, porque é um adversário, mas a gente não pode correr mais risco de estagiário na Presidência da República", disparou.
*Estagiário sob a supervisão de Cida Barbosa
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.