Crise entre Poderes

Bolsonaro a Moraes em encontro no Planalto: "Bom dia" e "Até logo"

Ministros do STF Edson Fachin e Moraes se reuniram com o presidente para entregar convite para a posse de ambos no TSE. Apesar do caráter protocolar da reunião, o Planalto avaliou com otimismo a iniciativa dos magistrados, como um primeiro passo importante para um armistício

Ingrid Soares
postado em 07/02/2022 15:26 / atualizado em 07/02/2022 20:46
 (crédito:  AFP)
(crédito: AFP)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu nesta segunda-feira (7/2), no Palácio do Planalto, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin e Alexandre de Moraes. O encontro foi rápido e protocolar, para a entrega do convite para a posse de ambos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), prevista para acontecer no próximo dia 22.

Fachin, atual vice-presidente do TSE, sucederá o ministro Luís Roberto Barroso na presidência da Corte eleitoral até agosto, quando Moraes passará à presidência do órgão durante as eleições de 2022. Ao todo, foram exatamente nove minutos de encontro. Segundo integrantes que estiveram na reunião, em meio ao clima pesado entre o Executivo e o Judiciário, Bolsonaro se dirigiu a Moraes em apenas duas ocasiões: na chegada, com um “bom dia”, e na saída, com um “até logo”.

Já ao ministro Fachin, que mais falou durante o encontro, Bolsonaro aproveitou a ocasião para reforçar a necessidade de um diálogo mais frequente com o Judiciário. Apesar de ser uma visita formal, o encontro ocorreu dias após o chefe do Executivo descumprir ordem de Moraes ao não comparecer ao depoimento na Polícia Federal, na investigação que apura o vazamento de informações sigilosas da Justiça Eleitoral.

Bolsonaro tem em Moraes, Barroso e Fachin seus principais alvos de críticas no STF. Mesmo com o caráter protocolar, o Planalto avaliou com otimismo o encontro, como um primeiro passo importante para um armistício.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação