CURTIDAS

Correio Braziliense
postado em 12/02/2022 00:01

O PT quer os royalties dos combustíveis

A cúpula petista vai patrocinar o texto do senador Jean Paul Prates (PT-RN) e, assim, tentar colar a imagem do partido e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no alívio do preço dos combustíveis no bolso do consumidor. Daí porque a reunião do PT com o relator, esta semana, em São Paulo, com a participação de Lula e da ex-presidente Dilma Rousseff. Assim, além de mostrar capacidade de diálogo político, o partido quer deixar claro que também estuda os assuntos e tem capacidade de gerir aquilo que afeta o bolso do contribuinte.

Com essa participação, além de tirar uma casquinha da mexida no texto dos combustíveis relatado pelo senador, o PT espera tentar mostrar que qualquer problema de malfeito na Petrobras, durante governos anteriores da legenda, é coisa do passado.

É por aí

O jogo do PT, nesse período de pré-campanha, é arrebanhar todos os apoios que puder, no sentido de sufocar a chamada terceira via. Os petistas calculam que, a preços de hoje, conforme apontam as pesquisas, Lula tem tudo para vencer o presidente Jair Bolsonaro (PL). Nesse sentido, avaliam que é melhor concorrer contra um adversário para lá de conhecido, e que perde a calma quando confrontado, do que um que ainda não foi testado numa corrida presidencial.

Subiu uma casa

Ao bater o martelo para que o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, seja candidato ao Senado no Rio Grande do Norte, Bolsonaro coloca o ministro das Comunicações, Fábio Faria, no rol de possíveis candidatos a vice.

Por falar em vice...

Até a hora da definição, em abril, a vaga de vice numa chapa com Bolsonaro vai ser assim: incensa um, põe outro na sombra. Hoje, porém, outros dois nomes estão no páreo além de Fábio Faria: o ministro da Defesa, Walter Braga Neto, e a da Agricultura, Tereza Cristina.

...e em Rio Grande
do Norte...

O PT se sentiu incomodado ao ver Bolsonaro no Nordeste faturando a transposição do São Francisco. Por isso, fez circular nas redes sociais um post dizendo que nos governos petistas foram executadas 88% das obras. Só tem um probleminha: o que fica na cabeça do eleitor é a foto da inauguração e da água chegando, durante o governo Bolsonaro.

Gim na roda/ Depois do arquivamento de processos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), o ex-senador Gim Argello (foto) contou à coluna que será candidato a "um cargo majoritário" no Distrito Federal. "Já tenho o convite de filiação de quatro partidos. Vou analisar e decidir até início de abril. Não tenho pressa", diz ele.

Torcida fiel/ O PL do Rio Grande do Sul perguntou no Twitter do partido se o deputado Major Vitor Hugo (PSL-GO) teria o apoio do povo goiano para concorrer ao governo de Goiás. Quem respondeu foi o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), alguém que sabe pouco ou quase nada do povo de Goiás: "De São Paulo,
tem total apoio".

Como sempre.../ Embora o MDB tenha na senadora Simone Tebet (MS) uma pré-candidata com potencial de crescimento, os nordestinos do partido não deixam de fazer festa ao lado de Lula. Porém, até aqui, só o senador Renan Calheiros (AL) defendeu abertamente o apoio ao petista no primeiro turno.

... divididos/ Não por acaso, a própria Simone tem dito a amigos que não acredita na unanimidade, e sim na "unidade" do partido em torno de sua pré-candidatura.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags