Política

Eduardo Leite sinaliza que pode disputar reeleição no Rio Grande do Sul

Sondado pelo PSD, o ex-presidenciável disse que fica no PSDB, mas deve descumprir promessa de apenas um mandato

Deborah Hana Cardoso
postado em 13/02/2022 19:51 / atualizado em 13/02/2022 21:34
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), afirmou no sábado (12/2) com militantes da legenda no estado que permanecerá no partido. A imprensa só teve conhecimento neste domingo (13/2). Ele é sondado pelo PSD de Gilberto Kassab para disputar a presidência da República. A pré-candidatura do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), não ganha a tração esperada por Kassab, com apenas 1% das intenções de voto nas pesquisas recentes.

O tucano também admitiu publicamente pela primeira vez que talvez não honre seu compromisso de não disputar a reeleição por seu estado. Mas os caciques da sigla o pressionam para mudar de posição e garantir o Palácio do Piratini. Apesar de evitar confirmar se estará na disputa, deu a entender que sim. “Tenho essa convicção [ser contra a reeleição]. Mas também tenho a convicção de que não podemos permitir que o estado se perca” - aparentemente nem Leite e nem o PSDB querem perder a cadeira gaúcha.

Se resolver disputar a reeleição, Leite deve garantir um palanque forte para o governador paulista e pré-candidato ao Palácio do Planalto João Doria - o apoio será um exercício político difícil, pois durante as prévias, ambos trocaram duras acusações e causaram uma intensa polarização interna antes do pleito de 2022, desgastando a imagem dos presidenciáveis e expondo o partido de forma negativa à opinião pública.

Com medo de sair menor nesta eleição, o partido se adianta. Um sinal da intensa articulação pelo Palácio do Piratini foi a presença do presidente nacional da legenda no evento, Bruno Araújo. Além da cadeira gaúcha, o partido avalia o cenário paulista e o vice-governador e tucano recém-chegado ao ninho, Rodrigo Garcia, que deixou o DEM após 27 anos filiado. Ele não consegue ganhar musculatura no estado.

O tucanato não está disposto a perder São Paulo após 28 anos no Palácio dos Bandeirantes, desde a gestão Mário Covas e está com uma saudade de 27 anos do Palácio do Planalto, quando ocupou por dois mandatos na gestão de Fernando Henrique Cardoso (empossado em 1995).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação