RÚSSIA

Braga Netto diz que visita a Putin não atrapalha aliança com a Otan

Mais cedo, nesta terça-feira (15/2), o presidente Bolsonaro compartilhou um vídeo de sua chegada a Moscou. A agenda com Putin ocorre apenas amanhã

Ingrid Soares
postado em 15/02/2022 15:32 / atualizado em 15/02/2022 15:33
 (crédito: José Dias/PR/reprodução - 7/4/20)
(crédito: José Dias/PR/reprodução - 7/4/20)

O ministro da Defesa, Walter Braga Netto, afirmou nesta terça-feira (15/2), durante viagem à Rússia, que a visita do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao país não atrapalhará as relações do Brasil com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). O chefe do Executivo desembarcou na manhã de hoje em Moscou e se reunirá com o presidente russo, Vladimir Putin, amanhã, em ao menos duas ocasiões.

"Não [atrapalha]. São coisas distintas. Você conversa com todos os países do mundo. Nós continuamos parceiros da Otan e temos interesse aqui, como em todos países. Estamos sempre abertos à negociação", apontou o general a jornalistas. O ministro defendeu ainda que o tema da crise com a Ucrânia não será instado por Bolsonaro.

O Brasil é aliado sem fazer parte de fato do círculo. As Forças Armadas estavam negociando a aceitação do bloco ao Brasil num centro muito importante e estratégico na Estônia. No entanto, a visita de Bolsonaro à Rússia, em meio ao impasse internacional, poderá ser um balde de água fria nos planos dos militares brasileiros. Segundo avaliam especialistas, há ainda a possibilidade de o presidente americano Joe Biden tirar o status do Brasil de sócio da Otan.

Mais cedo, o presidente compartilhou um vídeo de sua chegada ao local. Coincidentemente, o governo de Putin retirou hoje parte das tropas que se exercitavam perto das fronteiras com a Ucrânia.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação