ELEIÇÕES 2022

MDB, União Brasil e PSDB poderão desistir de candidatos próprios à presidência

Em uma reunião, ocorrida nesta terça-feira (15/2), em Brasília, os três líderes afirmaram que a ideia é ter uma candidatura ao Planalto mais competitiva e capilaridade no Congresso Nacional

Cristiane Noberto
postado em 15/02/2022 20:41 / atualizado em 15/02/2022 21:59
 (crédito: Divulgação/União Brasil)
(crédito: Divulgação/União Brasil)

Os presidentes do União Brasil, Luciano Bivar, do MDB, Baleia Rossi e do PSDB, Bruno Araújo, admitiram a possibilidade de desistir de uma candidatura própria nacional e municipal para formar uma Federação entre as siglas.

Em uma reunião, ocorrida nesta terça-feira (15/2), em Brasília, os três líderes afirmaram que a ideia é ter uma candidatura ao Planalto mais competitiva e capilaridade no Congresso Nacional. Nas contas dos diligentes, a federação entre as siglas poderia render cerca de 140 deputados para a próxima legislatura, no ano que vem.

Bruno Araújo afirmou que as três candidaturas à presidência “estão submetidas à autoridade desse conjunto de forças políticas”. O tucano também afirmou que as candidaturas são legítimas de cada um dos partidos. “Mas a partir do momento que caminhamos pela convergência de uma candidatura única elas estão submetidas à autoridade de um consenso”, disse.

Nesse cenário, o governador de São Paulo, João Doria, estaria com o cargo à presidência cancelado. Araújo disse que o paulista está disposto a aceitar os tramites. “No meu caso, eu estou devidamente autorizado pelo nosso pré candidato a dizer que ele submete a autoridade dessa federação”.

Para Baleia, a reunião desta terça permitiu confirmar que as siglas têm “muito mais convergências do que dificuldades”. “Mais do que nunca o que nos une é a vontade de apresentar um projeto moderado, equilibrado, que vise uma recuperação do nosso país na sua economia, visando geração de emprego, trabalho e renda”, frisou

Bivar ainda reconheceu que as candidaturas de Doria e Simone Tebet são consolidadas em seus partidos e o UB, “embora seja uma opção, ainda não tem essa consolidação partidária que têm as duas outras”. De acordo com o presidente, o objetivo, nesse momento, é criar a identidade do novo partido, em especial nas bases.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação