Silas Câmara

STF adia julgamento de "rachadinha" de deputado evangélico

Processo é similar à acusação contra o senador Flávio Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro, caso que somente poderá ser analisado quando o julgamento do parlamentar amazonense tiver terminado

Michelle Portela
postado em 17/02/2022 12:47 / atualizado em 17/02/2022 12:47
 (crédito: Saulo Cruz/Câmara dos Deputados)
(crédito: Saulo Cruz/Câmara dos Deputados)

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, adiou o julgamento do processo contra o deputado federal Silas Câmara (Republicanos-AM), ex-presidente da Frente Parlamentar Evangélica na Câmara dos Deputados. O crime é similar à acusação contra o senador Flávio Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro, caso, aliás, que somente poderá ser analisado quando o julgamento do parlamentar amazonense tiver terminado.

O processo, que se arrasta há pelo menos duas décadas, apura denúncias de ex-funcionários do gabinete do parlamentar. Eles acusam o parlamentar de pedir a devolução de parte dos salários — o chamado “esquema das rachadinhas”.

Bastidores

Entre políticos do Amazonas, comenta-se sobre possível interferência do ministro André Mendonça, "o terrivelmente evangélico". Primeiramente porque, em caso de condenação do deputado pelo Amazonas, automaticamente seriam encaminhados casos similares, os chamados casos de repercussão geral no Judiciário, inclusive aquele que envolve o senador Flávio, acusado também de praticar a “rachadinha” em seu gabinete, quando era deputado estadual pelo Rio de Janeiro.

Além disso, Mendonça não esconde o apreço por Silas Câmara. Em 14 de dezembro do ano passado, o ministro participou de um culto na Assembleia de Deus, em Manaus, que é comandada pelos irmãos Câmara: Silas, Jonatas e Samuel. No vídeo, Mendonça disse que Silas "foi o ombro amigo essencial para chegar onde cheguei", ou seja, ao STF.   

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação