Guinada autoritária
» O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, é um dos principais expoentes da extrema-direita mundial e principal responsável pela guinada autoritária vivida pelo país europeu. Desde que voltou ao poder, em 2010, tem feito um esforço por laços além das fronteiras da União Europeia, onde é frequentemente acusado de realizar políticas que violam a democracia, operando um processo de "abertura para o leste", olhando para China e Rússia.
» Orbán também era um aliado próximo do ex-primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu e do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, que lhe deu "total apoio" nas eleições parlamentares que a Hungria realizará em 3 de abril.
» O presidente Jair Bolsonaro, que era um fervoroso admirador de Trump, se distanciou dos Estados Unidos desde que Joe Biden chegou à Casa Branca. O chefe do Planalto até ignorou a pressão de Washington para cancelar sua viagem à Rússia por causa das tensões na Ucrânia, dizendo que o fez em nome da "soberania" do Brasil.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.