Na liderança

Pesquisa Ipespe/XP mostra Lula com 34% das intenções de voto em São Paulo

Lula lidera com 34% em São Paulo; Tarcísio ameaça esquerda com 25% dos votos para governador

Michelle Portela
postado em 18/02/2022 12:04 / atualizado em 18/02/2022 14:46
 (crédito: Filipe Araujo/PT)
(crédito: Filipe Araujo/PT)

Pesquisa Ipespe, patrocinada pela XP Investimentos, mostra que o ex-presidente Lula (PT) lidera a corrida presidencial nas eleições 2022 com 34% das intenções de voto em São Paulo, maior colégio eleitoral do país. Para o governo do Estado, Fernando Haddad (PT) lidera com 38% e 33% da intenção de voto, com e sem o apoio do ex-presidente, respectivamente. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou menos.

Lula tem 34% dos votos dos paulistas contra 26% de Jair Bolsonaro e 11% do ex-juiz Sergio Moro (Podemos). Os outros pré-candidatos têm 7% ou menos.

Para o governo de São Paulo, o segundo com mais intenção de votos é o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas (sem partido), que aparece com 25% das intenções de voto quando seu nome está associado ao presidente Jair Bolsonaro. Já num cenário sem apoio de Bolsonaro, o ministro recebe 16%.

O vice-governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia (DEM), tem 10% dos votos com o apoio de João Doria (PSDB). No cenário, sem o tucano, Garcia aparece com 7%.

O instituto testou outros quatro cenários com outros candidatos ao governo, inclusive Alckmin. Nos três em que aparece, Haddad ficou em primeiro lugar. Sem o petista na corrida, o socialista Márcio França (PSB) aparece na liderança e tem 31% das intenções de votos, praticamente o dobro das intenções de votos em relação ao segundo colocado, Tarcísio de Freitas, com 15%. 

Registro

O levantamento foi realizado entre 14 e 16 de janeiro e ouviu 1 mil pessoas por telefone. A pesquisa está registrada nos sistemas do TSE sob o código BR-08006/2022. O nível de confiança é de 95,45% e a margem de erro é estimada em 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação