Congresso

Câmara patrocinará debate sobre semipresidencialismo ainda este ano, diz Lira

Segundo o presidente da Casa, ainda que a chance desse sistema vigorar fique para 2030, é necessário iniciar o debate ainda este ano

Cristiane Noberto
postado em 22/02/2022 12:36 / atualizado em 22/02/2022 12:37
 (crédito: Reprodução BTG)
(crédito: Reprodução BTG)

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que irá trabalhar para que o semipresidencialismo seja discutido até o fim deste ano. O sistema, que divide os Poderes que são concentrados no presidente da República com um primeiro-ministro, está em debate nas duas Casas Legislativas.

Ainda que a chance desse sistema vigorar fique para 2030, é necessário iniciar o debate ainda este ano. De acordo com o parlamentar, a sociedade deve participar das discussões e a proposta deve ser votada já na próxima legislatura. 

"Hoje, o Brasil vive o 'cai, mas não cai'. Todo presidente, desde Collor a Bolsonaro, caiu ou respondeu por impeachment. Já temos mais de 50 pedidos protocolados. O sistema de presidencialismo, além de dificultar as reformas estruturantes, ano sim ano não, coloca uma faca no pescoço do parlamentar para aprovar as pautas que o governo deseja", afirmou Lira, no primeiro dia do encontro do BTG Pactual Ceo Conference Brasil, na manhã desta terça-feira (22/2).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação