Eleições

Lula: 'Toda vez que há avanço, vem a desgraça de um golpe'

Líder petista disse que a história brasileira é repleta de golpes e afirmou que foi vítima de uma articulação para não participar das eleições de 2018

Ana Mendonça - EM
postado em 22/02/2022 19:25 / atualizado em 22/02/2022 19:25
 (crédito: MAURO PIMENTEL/AFP)
(crédito: MAURO PIMENTEL/AFP)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta terça-feira (22/2), que toda vez que há um avanço na sociedade, o Brasil sofre um golpe. De acordo com Lula, golpes de estado estão presentes na história política do país.

As declarações foram dadas durante entrevista à Rádio Passos, de Minas Gerais. Na conversa, o líder petista disse que foi vítima de uma articulação para não participar das eleições de 2018.

"Toda vez que há um avanço na sociedade, um governo que está pensando no povo, vem a desgraça de um golpe", falou. "E com o apoio da elite brasileira, daqueles que querem tirar direito do povo trabalhador", afirmou.

De acordo com Lula, a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) sofreu um golpe disfarçado de impeachment. Segundo o ex-presidente, essa é uma atitude que acontece repetidamente no Brasil.

"Não teve eleição em 1965 para não deixar o Juscelino [Kubitschek] voltar. Depois, não deixaram o João Goulart. Depois, cassaram a Dilma, não me deixaram ser candidato", disse.

Apesar de ainda não ser candidato oficial, Lula lidera as pesquisas de intenção de voto. Em segundo lugar, está o atual presidente brasileiro Jair Bolsonaro (PL). Ciro Gomes (PDT) e Sergio Moro (Podemos) estão empatados na terceira posição.

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação