Guerra na Ucrânia

No WhatsApp, Bolsonaro critica quem pede posição sobre Rússia x Ucrânia

Segundo informações de Lauro Jardim, colunista de 'O Globo', Bolsonaro fez comparação em mensagens via WhatsApp

Estado de Minas
postado em 02/03/2022 19:25
 (crédito: Anderson Riedel/Presidência da República)
(crédito: Anderson Riedel/Presidência da República)

O fato de Jair Bolsonaro (PL) bater na tecla de que o Brasil é "neutro" em relação à invasão russa em território ucraniano, que teve início na última quarta-feira (23/2), não sai da cabeça do presidente da República. Ao menos, é o que transparece uma mensagem encaminhada por ele a grupos de WhatsApp nesta quarta-feira (2), segundo informações de Lauro Jardim, colunista de 'O Globo'.

Segundo Jardim, Bolsonaro enviou um longo texto no aplicativo de mensagens com o título "A Única Verdade". O texto mistura uma série de assuntos e diz que "o comunismo tem outro nome, se chama progressismo e seu berço é a Europa".

Em outro ponto, a mensagem apresenta um tom de conspiração até mundial e que envolve o Brasil, com suas características próprias. Também diz que o presidente da Ucrânia "entregou" o país a essa chamada "Nova Ordem Mundial".

"Só existem a Rússia, a China e a Liga Árabe capazes de enfrentar a NOM (Nova Ordem Mundial). O Brasil está no radar da NOM e de toda a esquerda. Três ministros do STF e a mídia brasileira (via fraude eleitoral) estão prontos a entregá-lo pela metade do preço que o presidente da Ucrânia entregou seu país."

Em outro ponto da mensagem, é abordada diretamente a posição que o Brasil diz tomar em meio à guerra entre Rússia e Ucrânia. Há um paralelo feito com a Amazônia e um possível alerta quanto a essa possível pressão pelo posicionamento.

"Os mesmos que desejam que o presidente brasileiro tome uma posição firme no conflito Rússia x Ucrânia, são aqueles que desejam tomar de nós a Amazônia", diz outro trecho. A Presidência da República não confirma as mensagens conseguidas pelo jornalista d'O Globo.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação