Áudios

Deputados e ministra Damares pedem cassação de Do Val, e partido abre processo

A ministra de Estado da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, pediu a cassação do deputado em uma nota de repúdio às declarações de Do Val publicada no Twitter. "Nojento. Baixo. Sujo"

Agência Estado
postado em 05/03/2022 13:02 / atualizado em 05/03/2022 21:53
 (crédito: Reprodução/instagram)
(crédito: Reprodução/instagram)

Três deputados estaduais em São Paulo do Partido dos Trabalhadores e uma deputada do PSOL entraram com pedido no Conselho de Ética da Assembléia Legislativa de São Paulo contra o parlamentar Arthur do Val (Podemos) por quebra de decoro parlamentar devido a áudios divulgados ontem, dia 4, realizados pelo deputado que é membro do MBL. O partido do deputado, assim como a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), também se pronunciaram.

Hoje cedo, a ministra de Estado da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, pediu a cassação do deputado em uma nota de repúdio às declarações de Do Val publicada no Twitter. "Nojento. Baixo. Sujo. São horripilantes as palavras de @arthurmoledoval", escreveu a ministra. E continuou: "Não ficará sem resposta! Este comportamento não é compatível com a de um representante do povo. Pediremos sua cassação imediata!"

O deputado "Mamãe Falei", que foi à Europa para acompanhar a guerra, enviou áudios a amigos nos quais disse que as mulheres ucranianas são "fáceis porque são pobres." Um dos parlamentares do PT, Paulo Fiorilo, apontou que tais comentários são "gravíssimos."

O deputado do Podemos comentou em um áudio: "Vou te dizer, são fáceis, porque elas são pobres. E aqui minha carta do Instagram, cheia de inscritos, funciona demais." E o parlamentar teria continuado: "Não peguei ninguém, mas eu colei em duas 'minas', em dois grupos de 'mina', e é inacreditável a facilidade."

Nota de Repúdio da Assembleia

A Assembleia Legislativa de São Paulo emitiu nota de repúdio aos comentários do deputado do Podemos. "A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo repudia com veemência a fala do deputado Arthur do Val. O presidente, deputado Carlão Pignatari, afirma que a atitude é inaceitável e que será tratada com rigor e seriedade pelas esferas de investigação do Parlamento. A Alesp se solidariza com as mulheres, em especial às ucranianas, e reforça sua luta em defesa e proteção de todas, representadas por conquistas históricas, ações efetivas e leis em vigor."

O deputado Fiorilo enviou hoje uma carta ao Consulado Geral da Ucrânia em São Paulo comentando os áudios. "A sordidez dos áudios é ainda mais revoltante quando contextualizada no momento vivido pela Ucrania e seu povo, em meio a um conflito armado, que fragiliza e vulnerabiliza suas mulheres, suas famílias e todo o seu povo."

O Podemos abriu processo disciplinar para investigar o caso. Há temores de que tal escândalo poderá trazer efeitos à candidatura de Sergio Moro à presidência da República. O ex-juiz também atacou os comentários do parlamentar do partido. ""O tratamento dispensado às mulheres ucranianas refugiadas e às policiais do país é inaceitável em qualquer contexto. As declarações são incompatíveis com qualquer homem público."

Ao retornar ao Brasil, o deputado Arthur do Val admitiu que fez os comentários e destacou que foi um erro. "Foi errado o que eu falei, não é isso o que eu penso, o que eu falei foi um erro num momento de empolgação e pronto." O parlamentar viajou para a Ucrânia no dia 28, com Renan Santos, um dos dirigentes do MBL, para acompanhar a guerra naquele país. Em um texto que publicou em redes sociais `Mamãe Falei" destacou que estavam fazendo conquetéis molotov para o exercito ucraniano. "Fui para fazer coisa, mandei um áudio infeliz, e a impressão que passou é que fui fazer outra coisa."

UneAfro

A Uneafro Brasil, organização social do Movimento Negro Brasileiro, também acionou o Ministério Público de São Paulo com um pedido de cassação do mandato do deputado Arthur do Val.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.