Políticas públicas

Governo lançará iniciativas ao público feminino no Dia Internacional da Mulher

Bolsonaro planeja assinar, nesta terça-feira (8/3), os decretos para instituir o programa Mães do Brasil e a Estratégia Nacional de Empreendedorismo Feminino (Brasil para ELAS e o Comitê de Empreendedorismo Feminino)

Correio Braziliense
postado em 07/03/2022 15:32 / atualizado em 07/03/2022 21:59
 (crédito: Allan Wanick /Divulgacao)
(crédito: Allan Wanick /Divulgacao)

Dois decretos serão assinados pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) no Dia Internacional Mulher, nesta terça-feira (8/3), quando o governo lançará iniciativas voltadas ao público feminino. O primeiro decreto institui o Programa Mães do Brasil e o segundo abrange a Estratégia Nacional de Empreendedorismo Feminino (Brasil para ELAS e o Comitê de Empreendedorismo Feminino).

A iniciativa Mães do Brasil parte do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e visa promover a proteção integral à gestante e à maternidade. A proposta é articular e desenvolver políticas públicas voltadas à promoção da dignidade da mulher enquanto mãe.

Por iniciativa da Economia, Estratégia e Comitê tem como objetivo criar um plano de desenvolvimento e estímulo ao empreendedorismo feminino a partir de ações, como a ampliação de oferta de crédito.

Além das iniciativas principais das pastas, durante o evento serão apresentados os números da Operação Resguardo II, do Ministério da Justiça, a nova Rede de Atenção Materna e Infantil (Rami) do SUS, a terceira edição do Prêmio Mulheres Inovadoras e o chamamento público Futuras Cientistas, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTIC).

Políticas urgentes

Entre empreendedoras, é unânime a constatação de que políticas públicas voltadas para mulheres empresárias são essenciais. “Crédito me ajudaria no meu negócio, se os juros forem baixos e se eu fosse aprovada. Essas políticas têm que ser voltadas para mulheres e mães com diferentes realidades”, afirma A microempreendedora Isadora Valença Dias, 27 anos, de Sobradinho, que é dona de uma loja de bijouterias. Como lembrança de um dos momentos mais difíceis da vida, ela decidiu dar ao empreendimento o nome de um dos prédios da Papuda, onde o companheiro ficou preso enquanto ela estava grávida. “Eu sempre fui autônoma, com culinária, fotografia, venda de brigadeiro. Sempre fui empreendedora e, quando engravidei, transformei minha ideia em realidade."

Já a empreendedora americana Katie Pierozzi, 41 anos, co-fundadora de empresa de tecnologia em São Paulo, é mãe de três filhos e avalia que essas políticas deveriam ser pensadas o ano todo. “O governo escolhe um dia para alavancar algo que precisamos que seja pensado no dia a dia”, alerta. Ela conta que, durante a pandemia, toda a responsabilidade da casa ficou para ela, enquanto o marido, que é consultor de uma empresa, se dedicou à carreira.

A esteticista Giulia Garducci, 26 anos, de Tatuí, no interior de São Paulo, planeja ser mãe solo, mas sabe que terá de enfrentar obstáculos para realizar o sonho. “Quando decidimos sermos empreendedoras, a sociedade decide que você não será mãe. Independentemente do que o governo esteja assinando amanhã, há outras barreiras, como vaga em creche”, explica. “Eu serei mãe, mas questiono onde deixarei meu filho enquanto administro minha empresa”, finaliza.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação