Orçamento Secreto

Congresso apresenta regras para emendas de relator nesta quarta-feira (9/3)

Pedidos para empenho de emendas serão feitos por sistema da CMO, mas repasses passados seguem sem transparência. Liminar da ministra Rosa Weber vence hoje

Raphael Felice
postado em 09/03/2022 17:49 / atualizado em 09/03/2022 17:50
Relator-geral do Orçamento de 2022, deputado Hugo Leal (PSD-RJ) -  (crédito:  Najara Araujo/Câmara dos Deputados)
Relator-geral do Orçamento de 2022, deputado Hugo Leal (PSD-RJ) - (crédito: Najara Araujo/Câmara dos Deputados)

O relator-geral do Orçamento de 2022, Hugo Leal (PSD-RJ), apresentou à Comissão Mista de Orçamento (CMO), nesta quarta-feira (9/3), um novo sistema para registro e maior transparência para o repasse das emendas de relator (RP-9).

Os dados, porém, não vão revelar as verbas liberadas ou suas autorias das RP-9 em anos anteriores. Segundo a área técnica da CMO, o relator do Orçamento de 2021, seus antecessores e o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), são os responsáveis por recuperar os dados.

“O sistema coloca em prática o que o Congresso já dá de transparência e publicidade dos seus atos. Desde que fui encarregado como relator do Orçamento, entendi que essa matéria em hipótese alguma deveria ser de caráter social e ser avaliada dentro de um gabinete”, disse. “Essa matéria tem que estar dentro da CMO com acompanhamento da CMO e dos demais congressistas. O sistema está interligado com demais sistemas públicos e todos esses cadastros e pedidos serão públicos. Poderão ser analisados e monitorados”, complementou.

Com o novo sistema, além dos parlamentares, políticos de esferas estaduais, como governadores e até cidadãos comuns, vão poder fazer os pedidos que serão aprovados pelo relator-geral do Orçamento e também pelos ministérios e demais entidades que disponham das emendas de relator.

Liminar

No dia 16 de dezembro de 2021, a ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu 90 dias para o Congresso informar uma relação com nome de todos os parlamentares beneficiados pelo orçamento secreto em 2020 e 2021. A suspeita é de que a verba sem transparência fosse usada como moeda de negociação política do governo federal.

O senador Marcelo Castro (MDB-PI) manifestou preocupação com a proximidade da Casa e com a possibilidade de a ministra suspender as emendas de relator, como havia feito no dia 5 de novembro do ano passado.

“Nós estamos sob uma liminar que a Rosa Weber deu e proximamente ela vai julgar mérito. O ministro [Edson] Fachin foi para o [programa de TV] Roda Viva e disse que as emendas RP-9 são flagrantemente inconstitucionais e que ele pode não ser o único no Supremo Tribunal Federal (STF). Se nós não fizermos o que nos comprometemos em fazer, se o governo não publicar aquilo que se comprometeu, a ministra Rosa Weber pode tomar uma deliberação e, quem sabe, anular todos os RP-9 que existem. Peço uma ação enérgica junto ao presidente das Casas para publicar aquilo que eles se comprometeram."

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação