Saiba mais

Mais mulheres contempladas

Correio Braziliense
postado em 11/03/2022 00:01

O Projeto de Lei 4.968/19, de combate à pobreza menstrual, foi aprovado em 2021 pelo Congresso e contempla mulheres em situação de vulnerabilidade, detentas e estudantes de baixa renda de escolas públicas. De acordo com o texto, o dinheiro para custear a distribuição gratuita de absorventes viria do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Fundo Penitenciário Nacional. Ao vetar o projeto, no entanto, o governo alegou falta de autonomia das redes e estabelecimentos de ensino para a ação, bem como a ausência de indicação de fonte de custeio ou medida compensatória. O PL prevê que cinco milhões de mulheres serão atendidas. O decreto do presidente Jair Bolsonaro, que também determina a distribuição de absorventes, atenderia apenas dois milhões. O documento restringe o benefício a alguns grupos de mulheres. Não faz menção, por exemplo, a homens trans, que também menstruam. Além disso, condiciona a distribuição à existência de orçamento.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags