alta dos combustíveis

Bolsonaro sanciona lei que prevê cobrança única de ICMS sobre combustíveis

As novas normas alcançam gasolina, álcool combustível, diesel, biodiesel e gás liquefeito de petróleo, inclusive o derivado do gás natural. O querosene de aviação ficou de fora

Taísa Medeiros
postado em 14/03/2022 18:52 / atualizado em 14/03/2022 18:57
Fila de carros em posto no SIA: novos valores da gasolina assustaram motoristas -  (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
Fila de carros em posto no SIA: novos valores da gasolina assustaram motoristas - (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

Foi sancionada — na noite da última sexta-feira (11/3), pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) —, sem vetos, a Lei Complementar 192/2022, que pauta a adoção da cobrança monofásica do ICMS sobre os combustíveis. A nova lei foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União. O texto também altera os tributos federais PIS/Pasep e Cofins, prevendo a isenção sobre combustíveis em 2022.

A nova lei vem do substitutivo do Senado ao Projeto de Lei Complementar (PLP) 11/20, do deputado Emanuel Pinheiro Neto (PTB-MT), aprovado pela Câmara dos Deputados na semana passada. As novas normas alcançam gasolina, álcool combustível, diesel, biodiesel e gás liquefeito de petróleo, inclusive o derivado do gás natural. O querosene de aviação ficou de fora.

“É uma resposta ao clamor da população sobre esse tema”, declarou o relator na Câmara, deputado Dr. Jaziel (PL-CE), referindo-se aos recentes aumentos dos combustíveis. Para o 1º vice-presidente da Casa, deputado Marcelo Ramos (PSD-AM), “não é a solução definitiva, mas é um amortecimento”.

O relator do projeto no Senado, Jean Paul Prates (PT-RN), define como “um passo importante” a sanção da nova lei. “Dá início a um processo mais longo de diálogo entre os Estados para adoção da monofasia. Mas para dar conta da crise atual dos combustíveis precisamos aprovar o PL 1472/2021, da conta de estabilização de preços para combustíveis e ampliar o auxílio gás. O povo espera que o Congresso continue fazendo seu papel enquanto o governo se omite", afirmou o parlamentar.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação