Contra fake news

STF firma parceria com a Turma da Mônica para combater desinformação

Campanha conta com o apoio de associações de magistrados e traz vídeos, tirinhas e revistinhas impressas para explicar como funciona a justiça brasileira. Conteúdo será distribuído nas escolas

Luana Patriolino
postado em 16/03/2022 14:47 / atualizado em 17/03/2022 16:39
 (crédito:  Rosinei Coutinho/SCO/STF)
(crédito: Rosinei Coutinho/SCO/STF)

O Supremo Tribunal Federal (STF) firmou uma parceria com a Turma da Mônica para explicar, especialmente para jovens e crianças, o funcionamento de cada ramo do Poder Judiciário brasileiro. A campanha, apresentada nesta quarta-feira (16/3), reúne uma revista em quadrinhos (impressa e digital), quatro vídeos animados e 16 tirinhas para as redes sociais. O objetivo é distribuir o material em todas as escolas do país, além da divulgação na internet e na televisão.

Produzida pelos Estúdios Maurício de Souza, a iniciativa tem patrocínio da Associação dos Juízes Federais (Ajufe), da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), sem custo aos cofres públicos.

Na cerimônia de apresentação, o presidente do STF, Luiz Fux, destacou que o trabalho é fundamental para entender a função do Judiciário e não cair nas armadilhas das fake news. “A união desses esforços se faz necessária em razão do contexto em que vivemos. Posições extremadas que, ao contrário de exercerem a liberdade de expressão e a crítica construtiva, infelizmente, vêm tentando contra as instituições e a justiça brasileira, em especial, a Suprema Corte”, afirmou.

“A iniciativa lançada hoje é um exemplo da importância da comunicação e da aproximação do Poder Judiciário com a sociedade. Os objetivos desta campanha, materializada em quadrinhos e vídeos, são claros: mostrar a importância do Poder Judiciário, do STF, das juízas e juízes em nossas vidas, na vida das pessoas e do cidadão brasileiro”, explicou o presidente da Anamatra, Luiz Colussi, ao Correio.

Colussi também apontou a abordagem feita pela campanha em relação à defesa da Constituição e do trabalho do Supremo, como o seu guardião. “Em um Estado Democrático de Direito, o Judiciário é o principal dos poderes, na medida em que é ele que defende e protege o cidadão”, disse.

O representante da Anamatra lembra que a entidade já trabalha outras ações com o uso de histórias de personagens, a exemplo da Cartilha do Trabalhador em Quadrinhos, criada em 2004 e que já está em sua sétima edição. "A revistinha busca ensinar de forma simples e lúdica noções sobre direitos e cidadania para trabalhadores e trabalhadoras e o principal material didático do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), uma uma iniciativa de construção de cidadania da Anamatra que já beneficiou mais de 150 mil pessoas, envolvendo mais de 15 mil educadores em 22 estados e no Distrito Federal", acrescentou.

Escolas

Essa não é a primeira vez que a Corte firma parceria com os Estúdios Maurício de Souza. A primeira ocorreu em 2008, durante a assinatura de um convênio com o Senado Federal sobre acessibilidade. Outra campanha também aconteceu em 2015.

Nesta edição, o material será entregue nas escolas. “Vai ser distribuído em todas as secretarias municipais de Educação”, reforçou Fux.

No STF, a campanha integra as estratégias do Programa Carta Aberta (PCA) e do Programa de Combate à Desinformação (PCD). Todo material da campanha está disponível no portal do STF, na seção “STF Mirim”, que reúne informações sobre a Corte voltadas para o público infantil.

  

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