Morre cabo Anselmo, ex-agente infiltrado da ditadura militar

Correio Braziliense
postado em 17/03/2022 00:01

Morreu, na noite de terça-feira, em São Paulo, José Anselmo dos Santos, o cabo Anselmo, ex-agente duplo que atuou durante o regime militar. Ele estava com 80 anos e faleceu em decorrência de complicações causadas por cálculo renal. O militar ficou conhecido nacionalmente após se tonar um agente infiltrado da ditadura em grupos guerrilheiros. A trajetória — principal colaborador dos órgãos de repressão do regime militar — é contada no livro O Massacre da Granja de São Bento, do jornalista pernambucano Luiz Felipe Campos. A operação resultou na morte de seis militantes da Vanguarda Popular Revolucionária (VPR), em janeiro de 1973, no Grande Recife, e teve participação decisiva do agente duplo.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags